August 20, 2018

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) informou a existência do Programa Identidade Jovem- ID Jovem, que oferta alguns benefícios aos jovens e adolescentes de 15 a 29 anos do Brasil.

“A sociedade brasileira, especialmente os jovens, carece de garantias de políticas públicas voltadas para a cultura, esporte e lazer que lhe permita viver bem. E, para tanto existem algumas ações que são ainda desconhecidas, a exemplo do ID Jovem, um programa nacional voltado para os jovens de 15 a 29 anos. Este programa, que pode ser acessado através de app, permite o direito a meia entrada e descontos em viagens interestaduais”, informou Cadmiel.

O edil disse mais que para se cadastrar neste programa é preciso ter dados como a inscrição no NIS. “Porém, a juventude não sabe desse programa e seus benefícios. Além de garantir o direito a meia entrada,  reserva duas poltronas em ônibus interestaduais, gratuitamente, e quando ocupadas, o desconto de 50% em mais duas.  Dessa forma permite que jovens façam viagens a custos menores”, disse.

Em aparte, o vereador Alberto Nery (PT) afirmou que as empresas de ônibus de Feira de Santana dificultam esse direito. “Quando o estudante requer este direito, nunca há vagas disponíveis. Quero saber se há alguma penalidade para elas”, questionou

De volta com a palavra, Cadmiel relatou que na cidade onde aconteceu um fato semelhante, o jovem encaminhou o caso à Secretaria Nacional de Juventude, responsável pelo programa, que adotou providências. “Mas, aqui em Feira podemos procurar a Agerba, por exemplo, para sabermos o que fazer quando acontecer um fato desse. Prometo obter informações e passar para Vossa Excelência”, garantiu.

Para finalizar, o edil pediu que este programa fosse divulgado para alcançar o maior número de jovens e lembra que as políticas públicas precisam de mais incentivos, bem como as universidades. “Estão pedindo socorro. A Uefs, por exemplo, está gemendo; os cursos estão carentes. As universidades precisam de mais atenção e investimentos, é preciso oferecer melhor condição de educação aos jovens brasileiros”, findou.