Domingo, 2 de outubro de 2022, 07:38:54

Em busca de maior participação na sociedade, maçons querem contribuir para o progresso de Feira de Santana

17/08/2022, 15:23 | Foto: Marcio Garcez Vieira / ASCOM-CMFS
Dialogar com os vereadores, conhecer as propostas em tramitação e retomar a participação na vida social são algumas das intenções dos maçons em busca do progresso de Feira de Santana. A fala é do maçom Marcelo Ferreira de Souza, que observa a necessidade de maior protagonismo da ordem nos acontecimentos de diversos âmbitos do município. Na sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana na terça-feira (16), ele citou que “já formamos uma elite estratégica, porém, hoje estamos um pouco adormecidos”. 
 
Marcelo Ferreira, no entanto, explica que o propósito de tornar a humanidade feliz não é uma pretensão simples. Norteados pelos princípios da liberdade, igualdade, fraternidade, os indivíduos devem, neste processo, evoluir como humanos. Para tanto, é necessário controlar os “instintos animalizados” e encontrar a partícula divina dentro de si, destaca o maçom. “Temos como objetivo tornar mais feliz a humanidade e vamos conseguir isto nos melhorando. Temos que servir como farol”.
 
Guardiã do Betel - 05 e representante da Fraternidade Feminina, Auricéia Bahia, acrescenta que as ordens maçônicas são locais onde os indivíduos, durante a jornada evolutiva, podem pôr em prática os ensinamentos da maçonaria, “trazendo e envolvendo a família”. Após a integração e união dos membros, grandes obras podem ser realizadas. A Escola São João da Escócia e a Fundação Jonathas Telles de Carvalho são exemplos citados por Eloan da Silva Ferreira, que, na sessão, representou o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia.
 
 
Homenageados
 
Na solenidade, foram concedidas Medalhas de Honra a Deibson de Souza Cavalcanti, da Loja Amor e Fraternidade; João Raimundo Cunha Peixoto, Loja Deus, Liberdade e Justiça; Celso de Lima Valverde, Loja ARLS Montezuma e Paulo Roberto dos Santos Souza, Loja Cavaleiros de Aço.
 
Clique aqui para mais fotos