FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Comandante do 35º Batalhão de Infantaria agora é Cidadão Feirense
29 de novembro de 2007

Com uma homenagem ao ex-combatente que serviu à Marinha do Brasil, na Segunda Guerra Mundial, jornalista, escritor e professor Antônio Moreira Ferreira – Antônio Lajedinho – o vereador e presidente da Câmara Municipal, José Carneiro Rocha, cumprimentou os convidados para a sessão solene em homenagem ao Tenente Coronel Janilson Campos Teixeira. O comandante do 35º Batalhão de Infantaria recebeu, na noite desta terça-feira (16), o Título de Cidadão Feirense.

Na condição de autor do projeto que propôs a homenagem, José Carneiro falou sobre a trajetória do Tenente Coronel Janilson, “ora no Comando do valoroso Sentinela do Sertão”, conforme definiu. A biografia do homenageado, nascido em Resende, no Rio de Janeiro, onde estudou e ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, formando-se em 1995, foi discorrida pelo vereador, que destacou a sua passagem por estados como Roraima, Pará, Minas Gerais e Santa Catarina, até chegar à Bahia.

Em Feira de Santana, José Carneiro destacou as operações comandadas pelo militar, ressaltando a Operação Carro Pipa, programa emergencial de distribuição de água potável em 70 municípios, que atende a mais de 200 mil sertanejos, “que lhe conferem estima e respeito”, conforme enfatizou, destacando ainda “a sua incansável luta pela integração entre o Exército e a Comunidade”, demonstrada durante as comemorações do cinquentenário de fundação do 35º BI.

Em tom de agradecimento, o novo cidadão feirense lembrou a coincidência de receber a honraria justamente na Semana do Exército Brasileiro, que está comemorando 371 anos de existência, cuja origem histórica se deu na Batalha de Guararapes, em Pernambuco, em 19 de abril de 1648. “Cheguei em Feira de Santana com a missão de bem representar a nossa Instituição, não apenas nesta cidade, mas nos 165 municípios, cerca de 40% do estado baiano, que engloba a Área de Responsabilidade Operacional do Batalhão”, contou o Tenente Coronel Janilson Teixeira.

Emocionado, ele falou das parcerias com a instituição militar que têm garantido ações sociais em toda a área de abrangência do Batalhão, “levando para a sociedade o braço forte, através do emprego de tropa: na Garantia da Lei e da Ordem; na Garantia de Votação e Apuração; e na Fiscalização de Produtos Controlados (armamentos, munição, explosivos, entre outros)”. Também mereceu destaque por parte do comandante o Programa Forças no Esporte (PROFESP), criado através de uma parceria entre o Ministério da Defesa, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social, contemplando mais de 100 crianças.

A Mesa de Honra desta Sessão foi composta, além do Presidente da Casa, vereador José Carneiro Rocha e pelo Prefeito de Feira de Santana, Dr. Colbert Martins da Silva Filho, pelo Coronel R1 Gerli Nazareno Paiva Pimenta de Melo, Presidente da Associação Eternos Sentinelas do Sertão; Major PM Rodrigues de Castro, representando o Coronel Luziel Andrade, Comandante do Policiamento Regional Leste; e pelo Tenente Coronel Augusto Silva dos santos, Subcomandante do 35º BI, mais o homenageado. A sessão foi encerrada com a apresentação da Banda do 35º BI.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.