FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sessão solene marca o Dia Municipal do Livro dos Espíritos
15 de maio de 2008

O Livro dos Espíritos reúne os princípios da doutrina que estuda a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais e a vida – presente e futura – da humanidade. Esses ensinamentos, reunidos por Allan Kardec, foram a temática da palestra que marcou, na noite desta quarta-feira (17), a passagem do dia dedicado à publicação, durante sessão solene, realizada por iniciativa do vereador Roberto Tourinho.

Ao saudar os convidados que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania, Roberto Tourinho lembrou que o Dia Municipal do Livro dos Espíritos foi instituído em 2003, pelo então vereador Antônio Carlos Daltro Coelho, por meio da Resolução 4 publicado 402. “Trata-se do primeiro livro da Codificação Espírita, publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo Allan Kardec”, citou o vereador, destacando a importância da obra.

Lembrando que mais de 3,8 milhões de brasileiros se declaram espíritas, de acordo com o censo de 2010. “Que esta Casa Legislativa nunca perca de vista o compromisso e o respeito a todas as religiões e profissões de fé”, defendeu o vereador, que encerrou sua saudação citando o espírita Chico Xavier: “Na vida, não vale tanto o que temos. Nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós”.

A partir da visão de “ontem, hoje e sempre”, o palestrante Marcel Candidé Mariano, professor de História, conferencista, advogado e conselheiro da Federação Espírita do Estado da Bahia, falou sobre a origem e a evolução da doutrina. “A matéria é um capricho dos átomos, que se aglutinam em uma forma, mas depois se decompõem e se transformam em energia”, ensinou o palestrante, admitindo que “as teorias estão carregadas de perguntas e poucas respostas”.

O coordenador de Gestão Federativa do Conselho Regional Espírita 03, Marcos Ramos Souza de Souza, agradeceu a presença do grande número

de pessoas na Câmara Municipal e definiu ao Livro dos Espíritos como “um portal de luz”. Ele sugeriu que a partir da leitura da obra, todos professem o amor, em nome de Deus. Ele encerrou o breve pronunciamento na tribuna pedindo aplausos da plateia para Allan Kardec, promovendo um momento emocionante no final da sessão.

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra da solenidade ao lado de Carlito Moreira, coordenador de Arte e Cultura do Conselho Regional Espírita e ex-vereador de Feira de Santana, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Marcos Ramos Souza de Souza, coordenador de Gestão Federativa do Conselho Regional Espírita 03; e o palestrante da noite.

Confira mais fotos clicando aqui.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.