FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Professor de Educação Física de 84 anos é o mais novo cidadão feirense
28 de abril de 2023

Por iniciativa do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, o professor Neuton Carvalho Torres foi homenageado, na noite desta quinta-feira (2), com o Título de Cidadão Feirense, honraria concedida a pessoas de outras cidades que fazem de Feira de Santana a sua morada e tornam-se, de fato, filhos da terra. A entrega do título aconteceu durante sessão solene conduzida pelo vereador Alberto Matos Nery, 1º vice-presidente da Câmara Municipal.

Ao saudar o homenageado e convidados que ocuparam o plenário e a galeria da Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira falou sobre a trajetória do professor Neuton Carvalho Torres, que tem em seu histórico, dentre muitas outras ações marcantes, o fato de ter participado da instalação da Delegacia do Trabalho em Feira de Santana. Mas, segundo o vereador, ele se destacou sobretudo como educador, “com uma formação humanista, ética e política”.

O vereador justificou a homenagem “pela vida pautada no trabalho, como um dos mais antigos professores de educação física de Feira de Santana”, onde o professor Neuton vive há 43 anos. Cadmiel lembrou que o homenageado, a quem chamou de mestre, foi pioneiro na implantação do Curso de Educação Física em Feira de Santana. E justificou a homenagem “pelo exercício da missão de educador, formador de profissionais competentes e atuantes, que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio da prática de atividades esportivas”.

“É difícil exprimir em palavras o que me aconteceu ao tomar conhecimento de que fui contemplado com este título, que muito me honra, pois já sou feirense há mais de 40 anos”, disse o professor Neuton Carvalho Torres, natural de Brumado, Sul da Bahia. Aos 84 anos de idade, contou que construiu uma vida de trabalho como professor de Educação Física. “Muitas lições aprendidas, de amizade, de companheirismo, campo esportivo, educacional ou cívico”, disse.

Diante de ex-alunos e hoje professores, o amante do esporte destacou a cordialidade e o carinho dos servidores da Casa da Cidadania. Em um discurso diversas vezes interrompido por aplausos da seleta plateia, o novo cidadão feirense que se orgulha de ser um dos fundadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). “O caminho que percorri para chegar aqui foi árduo”, confessou, destacando a importância dos ensinamentos dos pais sobre ser honesto, trabalhador e íntegro.

Respeito às leis. Eis uma coisa que ele aprendeu desde cedo e que levou para a vida inteira, especialmente nas passagens pelos colégios Gastão Guimarães, Luís Viana, Santanópolis e Diva Portela, bem como na UEFS. A emoção tomou conta do homenageado ao se referir à família e agradecer a Deus por tudo o que conquistou. O mais importante de tudo, conforme disse ao encerrar seu pronunciamento com uma mensagem a Feira de Santana, evocando a ética e a honradez, é “assistir o filme da vida e dizer: Valeu a pena!”.

A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo homenageado e sua esposa, Acilegna Nascimento Sales; Alcione Cedraz, diretor presidente do Instituto de Previdência Municipal de Feira de Santana, ex-vereador e ex-presidente do Legislativo; e Nau Santana, secretário municipal de Relações Interinstitucionais, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho.

Para conferir mais fotos clique aqui .

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.