FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Cabeleireira homenageada com a Comenda Maria Quitéria em noite festiva
4 de junho de 2019

Com a galeria e o plenário lotados, a Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu uma noite festiva nesta terça-feira (4), para homenagear a cabeleireira Maria da Conceição Estrela da Silva com a Comenda Maria Quitéria. Uma iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), que atribuiu à homenageada características da própria heroína que lutou pela Independência da Bahia: lutadora, dinâmica, batalhadora.

Nascida em Irará, Conceição Estrela tem a sua história de vida atrelada a Feira de Santana, onde iniciou no ramo de beleza e estética como manicure. Hoje dona da Escola de Cabeleireiro Avance, ela vem de uma família inteira dedicada à área. Como empreendedora, tem formado profissionais para o mercado de trabalho, “contribuindo para o crescimento e economia da cidade, gerando emprego e renda”, como destacou Lulinha em seu discurso de saudação.

“Ela atua há mais de 25 anos na área de beleza e usa seus conhecimentos para realizar trabalhos comunitários em instituições públicas e privadas, direcionados às comunidades carentes”, enfatizou o vereador, que falou sobre a origem da profissão nas antigas comunidades e a evolução até os dias atuais. Lulinha definiu a nova comendadora como alguém que tem sempre um sorriso no rosto e disposição para ajudar o próximo e disse que a trajetória de Conceição justifica a homenagem.

A mãe de Igor e Samuel, definidos como “parceiros na vida e na profissão”, não escondeu a alegria ao receber a honraria, o reconhecimento à sua caminhada de mulher guerreira. Em um discurso reduzido, mas carregado de emoção, Conceição falou de gratidão e honra da honra pela honraria. “Acredito que Cristo vive entre nós, pois lembramos dele a todo momento em que fazemos o bem ao próximo”, afirmou a cabeleireira.

Dizendo-se abençoada, a nova comendadora agradeceu e disse que em toda mulher existem traços de Maria Quitéria. “Ela desbravou, sem medo, caminhos que não foram produzidos para o ser feminino”. Segundo Conceição Estrela, a liderança e a força da heroína se perpetuaram  e a sua honra permanece viva no imaginário dos baianos e feirenses, “principalmente entre nós mulheres guerreiras, que não tememos a luta”, conforme ressaltou.

A sessão solene foi conduzida pelo 2º vice-presidente do Legislativo, vereador Marcos Antônio Lima da Silva, que compôs a mesa ao lado de Paulo Aquino, secretário municipal de Governo, representando o prefeito Colbert Martins da Silva, a homenageada e sua irmã Sandra Maria Estrela da Silva Souza. No final da solenidade a professora Edvania Vitória Moreira protagonizou um momento de muita emoção, com a leitura de um poema de Georgina Erisman, que fala da intensidade da vida.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.