FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Solenidade celebra o Dia do Advogado na Câmara Municipal
13 de agosto de 2019

A Casa da Cidadania de Feira de Santana comemorou em sessão solene, na noite desta segunda-feira (12), o Dia do Advogado, data celebrada no dia 11 de agosto. A solenidade foi proposta pelo vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), que se comprometeu em homenagear e ressaltar a importância desses profissionais para a defesa dos direitos dos cidadãos.

Na oportunidade, Lulinha discursou: “eu não poderia deixar de enfatizar o quão honrado me sinto em homenagear o profissional do Direito, o advogado, pelo seu dia. Tenho plena convicção de que todos os homenageados desta noite são dignos da honraria em evidência, uma vez que exercem e sempre exerceram suas atividades buscando o estabelecimento da justiça a toda a sociedade”.

A vereadora Cíntia Machado, formada em Direito, expressou sua opinião acerca da profissão “com certeza a advocacia é umas das funções mais importantes que um profissional pode desenvolver a serviço da sociedade. Afirmo, sem qualquer dúvida ou temor, que sem a existência do advogado, a justiça não seria possível. O advogado é defensor da democracia da sociedade, na medida em que o Estado Democrático de Direito garante a liberdade a todos”.

O vereador Roberto Tourinho, que também possui formação em Direito, ponderou sobre a atividade dos advogados e defendeu que buscam os legítimos interesses de todos por meio da justiça. “Nesta noite a Casa não presta apenas homenagem aos advogados, presta homenagem a aqueles que são perseguidores da justiça através da sua atividade profissional”, completou.

A cerimônia contou com a presença de personalidades do poder Judiciário e autoridades representativas dos advogados. O  advogado e ex-vereador da Casa, Celso Pereira, realizou um histórico da criação e concretização da profissão no mundo. Ele destacou os entraves profissionais enfrentados na defesa dos direitos dos seres humanos. “Hoje que se denuncia e julga por mera convicção a advocacia está ameaçada.”, destacou.

O  superintendente Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) e ex-procurador da Casa, Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima, refletiu sobre o profissional da classe, “o advogado nasce como aquele que vai buscar a implementação da justiça através da Lei e do Direito”. E acrescentou: “ele é indispensável à própria realidade do Estado Democrático de Direito e a permanência das instituições”.

Marcus Welber Carvalhau Pinheiro, presidente da OAB subseção de Feira de Santana, também refletiu sobre a importância da classe para a manutenção da ordem na sociedade. “O advogado é o representante da justiça, da liberdade, da cidadania. Seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva. É o profissional que defende o Direito e que tem uma importante função, que é zelar pelo cumprimento das leis. Ser advogado é ser bom quando necessário, ser justo sempre; ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade, ser solidário com o inocente e duro com o infrator”, enfatizou.

As autoridades que discursaram na cerimônia receberam a placa de agradecimento pela palestra proferida. Também receberam honrarias os advogados Hilna Seraphin Falcão, Raphael Lima Mascarenhas, Rui Leme Padilha Júnior, Magna Rita Oliveira Araújo, Roque da Silve Mota, Verônica Moreira Miranda, Marcos Vinícios Mota Campos, Flávio Tavares Moreira Neto, Péricles Novais Filho, Romilson de Oliveira Soares, Luis Carlos Bastos Filho, Helinzbender dos Santos Nascimento, Manoel Messias Carneiro Rocha, Aline Laila Silva Santos Magalhães, Marcelo de Assis Souza, Luciano Pereira Soares, Andréa Márcia Jesus Sarmento, Polliana Moraes Almeida, Manuela Menezes Silva, Yanne Lopes Vieira, Vitalmiro de Oliveira Cunha e Thiago Araújo Santana.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, José Carneiro, compondo a mesa ao lado do procurador geral do município e representante do prefeito Colbert Martins – Cleudson Santos Almeida; o advogado Marcus Welber Carvalhau; Antonio Graça Leal – procurador Geral da Câmara Municipal de Feira de Santana –  e dos palestrantes Ícaro Ivvin de Almeida Costa Lima e Celso Pereira.

Confira mais fotos AQUI.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.