FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Irmãos José Mendes Neto e Raimundo Mendes homenageados com títulos de Cidadania Feirense
7 de outubro de 2019

Nascido na cidade de Patu, no Rio Grande do Norte, ele veio para Feira de Santana em 1963, para cumprir uma missão civil: Servir ao Exército. Antes, passou pelas cidades de Natal, capital do Estado, e Mossoró. Assim como na homenagem recebida na noite desta terça-feira (7), o médico José Mendes Neto sempre esteve ao lado do irmão mais velho, Raimundo Mendes da Silva (in memoriam), ambos homenageados com o Título de Cidadania Feirense. O primeiro, por iniciativa de Luiz Augusto de Jesus, o segundo, pelo ex-vereador Carlito Moreira de Menezes.

Coube às filhas de Raimundo Mendes agradecer a homenagem póstuma. Kaline Mendes Cavalcante contou que o irmão mais novo levou até ele os encantos de Feira de Santana e ele convenceu a então namorada e depois esposa, Ivonete, a mudar de ares. Foi fotógrafo e camelô. Obstinado pelas letras, pelas leis, pelo saber e pela justiça, cursou Direito em Salvador. “Certa vez ele levou para casa uma cliente que não tinha para onde ir, após a separação, com os quatro filhos”, lembrou Kaline, entre emocionada e orgulhosa. 

Destacando que o pai foi “feirense de coração”, Kaline afirmou que não foi à toa que ele não recebeu o título, para que isso ocorresse junto com o irmão, “o seu maior e melhor amigo”. Já Kátia Costa Mendes destacou a felicidade de participar da homenagem ao pai após 19 anos de aprovação da concessão. Ela também falou da participação de Raimundo Mendes na sociedade feirense, por meio da profissão de advogado, como também na política. O mesmo foi um dos fundadores do PDT no Município.

Visivelmente emocionado, o médico urologista José Mendes Neto disse preferir falar do que ler, “mesmo estando suscetível a erros”. Segundo ele, para ser cidadão de outra cidade é preciso ser treinado, disciplinado não para mentir. Ele se definiu – assim como os irmãos – como um projeto de família conduzido pela mãe, Maria Barbosa Mendes, já falecida, que sempre os ensinou a buscar, abrir caminhos para o futuro, por meio do conhecimento. Ele lembrou e agradeceu os ensinamentos da mãe e destacou a importância da família para a construção da vida.

“A emoção nos ajuda a caminhar e às vezes, a tropeçar”, ensinou o homenageado, que disse receber o Título de Cidadão Feirense não como valorização da própria vida e deixou de lado de vez o discurso muito bem elaborado. “Vou falar o natural. Feira de Santana, paixão. Bahia, paixão”, simplificou. Ele contou que ao chegar à cidade era tudo diferente de sua cidade, seu Estado. “Fui criado ouvindo que temos que nos preparar para vencer”, disse, lembrando as dificuldades de chegar à Universidade. “Eu vim para fazer Medicina e era isso que eu iria fazer”, concluiu.

A trajetória do médico que fez da profissão um verdadeiro sacerdócio, com passagem de destaque pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) e também pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), foi apresentada pelo vereador Luiz Augusto de Jesus. “Desejamos que o sucesso e a vitória continuem acompanhando José Mendes Neto por toda a vida”, externou Lulinha, ressaltando que o povo de Feira de Santana reconhece o seu empenho em semear boas ações e exemplo de cidadania, seja na vida pública, seja na vida privada.

A Mesa de Honra foi composta pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que conduziu a sessão; Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; deputado estadual José de Arimatéia; Vitalmiro Cunha, ouvidor geral da OAB Bahia, representando o vice-presidente da Ordem, Luiz Viana; Marcos Carvalhal, presidente da Subseção OAB Feira de Santana; José Mendes Neto, ao lado da esposa Judite Serapião Mendes; e as filhas de Raimundo Mendes da Silva. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.