FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Pediatra recebe Comenda Maria Quitéria e faz discurso emocionado
10 de dezembro de 2019

Emoção. Esse foi o sentimento que marcou a sessão solene realizada na noite desta terça-feira (10), na Câmara Municipal, quando a médica pediatra Normeide Pedreira dos Santos França foi contemplada com a Comenda Maria Quitéria, por iniciativa do vereador José Carneiro Rocha. Citando Santo Agostinho, ela falou sobre a importância da memória para preservar o passado e projetar o futuro. Discorreu sobre a vida familiar por meio de um memorial.

Nascida em Mairi, Normeide Pedreira estudou em escola pública até o início do ensino médio e desde os sete anos de idade sabia o que queria ser: Médica de crianças. Em 1985 concluiu a graduação em Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Na busca incessante do saber, fez Mestrado e Doutorado pela mesma instituição de ensino. A relação com a Pediatria atravessa gerações, disse orgulhosa, ao apresentar fotos de pacientes que se tornaram grandes profissionais.

“Em Feira de Santana, o Hospital Dom Pedro de Alcântara foi a minha primeira casa”, lembrou a médica, ao citar a sua atuação no serviço público de saúde e suas contribuições, não somente como Pediatra, como também na condição de infectologista e projetos como assistência multiprofissional a crianças com Microcefalia e assistência especializada a prematuros, realizados por meio da SERVAC, clínica que implantou, voltada para imunizações. 

“A mente humana, uma vez ampliada por uma nova ideia, nunca mais volta ao tamanho original”, afirmou a médica, citando o médico norte-americano Oliver Wendell Holmes. A autora de vários livros, científicos e de poesia – este de caráter filantrópico – e que também é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), recebeu a homenagem cercada por familiares, amigos e colegas de profissão, que lotaram a Casa Legislativa. Ela lembrou ainda a participação em entidades de representação da profissão.

Toda esta trajetória na Medicina, na Educação e também na Filantropia foi destacada por José Carneiro, ao saudar os convidados e justificar a concessão da Comenda Maria Quitéria a Normeide Pedreira, que recebeu a honraria das mãos da esposa do autor da homenagem, Damares, e seu filho Gabriel. “Um currículo brilhante de uma profissional que escolheu Feira de Santana para se estabelecer e constituir família”, disse o vereador, citando o marido da homenageada, Marcus Túlio, e os filhos Victória e Matheus.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania e autor da homenagem, vereador José Carneiro Rocha, que compôs a Mesa de Honra ao lado da primeira dama do Município, médica Adenilda Martins, representando o prefeito Colbert Martins; Núbia Mendonça, membro da Academia Brasileira de Pediatria, representando a Sociedade Brasileira de Pediatria; a homenageada e seu esposo Marcus Túlio Nunes França.

Confira mais fotos aqui. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.