July 17, 2018

O caráter sociocultural do trabalho realizado por Maria do Socorro Pereira Araújo – ou simplesmente Mara Araújo – foi a justifica do vereador Pablo Roberto para a concessão do Título de Cidadã Feirense à cearense de Juazeiro do Norte, que veio para a cidade ainda criança. A entrega da honraria aconteceu na noite desta sexta-feira (1º), em sessão solene da Câmara Municipal presidida pelo vereador Roque Pereira.

Na saudação à homenageada e convidados, Pablo Roberto apresentou um breve histórico da vida profissional da nova cidadã feirense, que cursou Magistério no Instituto de Educação Gastão Guimarães, destacando a sua atuação em atos culturais da Umbanda, como Ialorixá, há 45 anos. “Ela executou várias atividades que merecem destaque”, disse o vereador. “uma guerreira que se dedica a nossa cidade; ela está recebendo o título, mas nós é que agradecemos”, concluiu.

Esta não foi a primeira vez que a Câmara homenageia Mara Araújo, que também é radialista e fez incursões na música e na política – chegou a gravar um cd, “Cantando para os Orixás”, e foi candidata a vereadora. Em 2014 ela foi contemplada com placa alusiva ao Dia Municipal da Religião de Matriz Africana. Ela ainda presidiu a Associação Samid Futebol Clube Cultural Recreativa e foi administradora do bairro Jardim Cruzeiro.

Foi pedindo a bênção aos Babalorixás e Ialorixás mais velhos que Mara Araújo iniciou seu discurso de agradecimento e a todos que contribuíram para as conquistas alcançadas e sonhos realizados. “Tenho certeza que com minhas ações voltadas para as áreas social, cultural e esportiva contribuí para o desenvolvimento da cidade e evoluí como pessoa”, disse, lembrando que Feira de Santana seria apenas a passagem de sua família com destino a São Paulo, “mas acabamos ficando por aqui e plantando raízes”, contou.

Mara Araújo destacou, em sua trajetória, a criação da Associação Samid, cujo objetivo sempre foi assistir a comunidade e integrar as famílias, com área de abrangência nos bairros Jardim Cruzeiro, Gabriela, Sobradinho e Rua Nova, dentre outros. Diante de amigos e familiares – inclusive filhos e noras – a homenageada falou ainda da atividade de comissária de menores, como voluntária, durante 13 anos, e depois conselheira tutelar.  Atualmente ela é graduanda em Serviço Social.

Além do 2º vice-presidente do Legislativo, fizeram parte da mesa de honra da solenidade a homenageada e seu esposo Elias Nascimento de Jesus, e o chefe de gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, Mário Costa Borges. A sessão foi encerrada com música. Primeiro a interpretação do Hino a Feira de Santana pela cantora Celiah Zaiin e depois a apresentação do cantor Cícero Pereira Araújo, acompanhado pelos músicos Elias Nascimento de Jesus e Eduardo da Silva Antunes.

@dmin