July 17, 2018

O jovem médico Rodrigo Santos Matos é o mais novo comendador de Feira de Santana. A honraria foi entregue na noite desta terça-feira (29), em sessão solene da Câmara Municipal conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho. A iniciativa da homenagem foi do ex-vereador Ewerton Carneiro da Costa, que esteve presente à solenidade.

Coube ao presidente da Casa fazer a saudação ao novo comendador, médico feirense pós-graduado em Medicina do Trabalho, Auditoria Médica e Nutrologia. Ronny Miranda falou da trajetória profissional de Rodrigo Matos, que já atuou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais Emec, São Matheus, Unimed, Dom Pedro de Alcântara e Clériston Andrade.

Médico regulador e intervencionista no SAMU, também atuou na área de educação continuada para profissionais da área – capacitação e treinamento – e assumiu, por um período de dois anos, a diretoria médica do Hospital Unimed. Em 2015 deixou o cargo na unidade hospitalar para chefiar a Divisão Médica da Secretaria Municipal de Saúde. “Sempre com empenho e dedicação, fazendo jus à honraria”, disse o presidente.

Orgulho foi a palavra escolhida por Rodrigo Matos para definir o sentimento pela homenagem recebida, que segundo ele enriquecerá o seu currículo. “A honraria demonstra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido até aqui”, destacou, ao falar da trajetória na Medicina. O médico também discorreu sobre Maria Quitéria, a heroína baiana da Independência do Brasil.

Para o homenageado, a família é fundamental na caminhada. Por isso destacou a figura da mãe, também Maria Quitéria, “que tem o protagonismo absoluto em todas as minhas conquistas”, conforme frisou, e os irmãos Aline, Lorena e Lucas, “grandes pilares de sustentação” para toda a vida. Citando Mário Sérgio Cortela, Rodrigo enfatizou, ainda sobre os irmãos, que “o impossível não é um fato, é uma opinião”.

A esposa Ana Cecília Matos, a quem se referiu como “a alma mais bela que veio nesse mundo me completar”, também mereceu citação especial do pai de Rodrigo Filho. Nos agradecimentos foram mencionados os professores da Escola Santa Mônica, Colégio Visão e Universidade Federal da Bahia, à Maçonaria, colegas de profissão e unidades de saúde onde atuou.

Na mesa de honra, além do presidente da Casa, o homenageado e esposa, o prefeito José Ronaldo de Carvalho. No plenário e na galeria, familiares e amigos do novo comendador, profissionais da área de saúde, vereadores e autoridades municipais.

@dmin