Economista versa sobre finanças do Shopping Popular na Câmara
20 de novembro de 2019

“O que alguns chamam de Shopping Popular, eu chamaria de shopping bom de pular fora”, afirmou o professor do curso de Economia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Antônio Rosevaldo Ferreira, enquanto usava a tribuna livre na Câmara Municipal, nesta quarta-feira,20, em sua fala, ele tratou sobre o empreendimento Cidade das Compras, mais conhecido como  Shopping Popular.

Portando cópias do projeto e do contrato do empreendimento, Rosevaldo pontuou detalhes que, segundo ele, acarretarão em graves problemas para os vendedores ambulantes de Feira de Santana.

“Esse shopping trará benefícios para quem? Dos 1800 cadastrados são 27 vendedores de caldo de cana, eles vão poder pagar R$600 a R$800 reais? Eles conseguirão manter-se no shopping pagando aluguel, taxa de condomínio e taxa de publicidade. Vocês acham que esses 186 vendedores de lanche cadastrados terão condições de pagar essas tarifas?”, questionou.

Segundo ele, a Prefeitura irá receber bem menos do que deveria.  “Durante 29 anos de funcionamento o empreendimento terá uma receita de R$ 458 milhões, o lucro operacional mensal será de R$ 656.321,84. O Município está cedendo espaço público para uma empresa privada cometer exploração. O investimento total foi de R$ 92,2 milhões, a Prefeitura entrou com R$ 13 milhões, porém em 10 anos esse capital retornará aos cofres da concessionária”, frisou.