Roberto Tourinho volta a criticar a PPP do Shopping Popular
19 de fevereiro de 2020

O vereador Roberto Tourinho (PV) voltou a utilizar a tribuna da Casa da Cidadania, na sessão ordinária desta quarta-feira (19), para criticar a Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e empresários que estão construindo e implantando o Shopping Cidade das Compras, o Shopping Popular de Feira de Santana.

Roberto Tourinho mencionou duas ações movidas contra a Prefeitura e entidades envolvidas na implantação do empreendimento, a primeira foi uma ação popular apresentada pelo advogado Rodrigo Lemos, que solicitou a suspensão do contrato alegando a existência de cláusulas que desfavorecem os vendedores ambulantes. A segunda, e mais recente, foi executada pela Defensoria Pública da Bahia, e também solicita a suspensão do contrato, tratando sobre o “ato lesivo ao patrimônio artístico, estético histórico ou turístico no município de Feira de Santana”.

O parlamentar alertou os vendedores ambulantes sobre as novas condições de trabalho que irão se submeter, caso o contrato não seja suspenso. “Vocês sempre foram patrões e trabalhavam para vocês mesmos. Vocês iam às ruas vender os produtos como acontece no restante do país, mas, com a construção desse Shopping Popular, vão deixar a condição de patrão e vão ser empregados do empresário que está à frente desta obra. Vocês vão ter que comprar o produto na mão dos chineses, vender e pagar o aluguel do espaço com valores exorbitantes. Então, vocês devem resistir bravamente nesta luta!”, afirmou o edil

Ele ainda demonstrou preocupação com a estrutura física do local, após ter conhecimento de que as fortes chuvas do início do ano causaram pontos de alagamento dentro do empreendimento. “A minha preocupação é que choveu mais dentro do Shopping Popular do que por fora, parecia um dilúvio em decorrência da fragilidade da obra”, declarou o edil.