Isaías de Diogo reforça solicitação de Bililiu sobre local específico para o coronavírus
24 de junho de 2020

Durante a sessão por videoconferência realizada pela Casa da Cidadania, na manhã desta quarta-feira (24), o vereador Isaías dos Santos – Isaías de Diogo (MDB) se pronunciou a respeito das mortes que ocorreram em Feira de Santana por conta do coronavírus.
“O prefeito Colbert Martins tem se dedicado muito desde que esse vírus maligno chegou a Feira de Santana. Ele tem adotado com muito cuidado ações para combater o coronavírus. Poderíamos ter perdido muito mais vidas, mas não queríamos perder as que perdemos. Por mais que alguns já tenham problemas de saúde, algumas dificuldades que promovem e dão força a esse vírus maligno para que se chegue ao óbito, o prefeito Colbert tem se dedicado muito para evitar mais mortes”, enfatizou o parlamentar.

Isaías de Diogo continuou: “Quando o vereador João Bililiu traz a proposta de colocar uma UPA para fazer a triagem do coronavírus, é oportuno porque antes da pessoa procurar o Hospital de Campanha, pode procurar uma UPA para ser tratado. A ideia é louvável porque nós entendemos que, por mais que a secretária Denise tenha a administração dela, nesse momento precisamos andar juntos e unidos”.

O edil acrescentou: “Quando um vereador chega para expor que precisa ter um local específico para triar o coronavírus é porque recebemos inúmeras ligações a respeito disso, e a gente vai mandar essas pessoas pra qualquer lugar? Ou vai mandar para um lugar de referência? Já que o Hospital de Campanha é um hospital de regulação, precisamos de um lugar específico. Então quero fortalecer o pedido do vereador João Bililiu, e dizer ao prefeito que ele está fazendo as coisas certas, mas precisa ouvir o pedido do vereador”.

Para o parlamentar, a unidade específica para atendimento aos casos de coronavírus, seja um hospital, seja uma UPA, é muito importante porque vai direcionar o paciente ou para casa ou para o hospital de regulação de campanha para ser tratado.

Em aparte, o vereador Luís Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) disse que a UPA da Queimadinha tem feito um bom trabalho, e sugeriu que está para ser entregue um CAPS na Mangabeira, mais precisamente no Loteamento Modelo. “Esse CAPS pode ser colocado provisoriamente pela Prefeitura para atender a esses casos de coronavírus. E poderia ser colocado também um ponto estratégico entre Tiquaruçu e a Matinha, no povoado de São Cristóvão, numa unidade que está sendo construída lá, para que seja possível atender aos distritos”, aconselhou.

A vereadora Aldney Bastos – Neinha (DEM) também pediu um aparte ao colega para falar a respeito da situação da sua filha, que está com a covid-19. “Os pulmões da minha filha incharam muito e ela teve muita dispnéia, e isso tudo numa gestante de 8 meses. Foi Deus que não deixou que eu a perdesse. Ninguém quer que as pessoas morram!”, pontuou.

O vereador Marcos Lima agradeceu o aparte ao colega Isaías de Diogo e usou o espaço para dizer que também é favorável à existência de um local específico para tratar as pessoas com o coronavírus. “As pessoas não têm um local específico para realizar os testes e serem atendidas pelos médicos para saberem se estão ou não com a doença. Parabenizo o colega João Bililiu pela iniciativa”, afirmou.

O edil Isaías de Diogo, antes de finalizar o seu discurso, salientou que a secretária Denise Mascarenhas precisa ouvir a Câmara de Vereadores. “Isso porque estamos aqui dando sugestões para a cidade. Ela nos atende muito bem, mas somos nós que recebemos os telefonemas das pessoas perdidas, sem saber para onde ir”, finalizou.