Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Vereador critica aluguel e pede sede própria com acessibilidade, para unidades do CRAS
24 de novembro de 2020

Sede própria para as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e totalmente adaptadas para pessoas com deficiência, em Feira de Santana, reivindica o vereador Cadmiel Pereira (DEM). Em pronunciamento esta semana na Câmara, ele criticou o aluguel de imóveis sem as adequações necessárias para esses equipamentos, pelo Município. Instalações qualificadas também vão contribuir para o melhor desempenho dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Estes profissionais necessitam de espaço adequado, para prestar um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, salas para realizar os relatórios, escutas sigilosas e auditórios. É preciso cumprir as normas operacionais básicas e as tipificações que determinam o plano de assistência social”, diz ele. Cadmiel observa que direitos assegurados na Carta Magna ainda encontram dificuldade no cotidiano desses cidadãos, a exemplo de  escolas não adaptadas e equipamentos públicos que não garantem acessibilidade, “seja um simples banheiro ou rampa de acesso”.

CARTILHA PARA AUTISTAS

Uma cartilha de brincadeiras para crianças com transtornos do espectro autista, a ser utilizada especialmente durante a pandemia de coronavírus, foi lançada recentemente em todo o país, inclusive em Feira de Santana, informa o vereador Cadmiel Pereira. Ele considera o material  uma ferramenta importante na assistência desses cidadãos, sendo demonstração de “maior sensibilidade no tratamento do autismo no país, com ganho de visibilidade e a importância de inclusão social”. Em sua análise, os avanços  estão acontecendo tanto na esfera municipal como  federal. Lembra que, no Brasil, há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência e os investimentos em políticas públicas devem ser revertidos em educação, esporte lazer, mobilidade e adaptações de locais e equipamentos, nessa área.