Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Professores e policiais representam um terço dos vereadores da nova Câmara de Feira
20 de janeiro de 2021

Professores e profissionais das forças de segurança pública tem representação majoritária entre os diversos segmentos profissionais, na nova composição da Câmara de Feira de Santana. Quatro dos 21 vereadores  são docentes: Eremita Mota (PSDB), Ivamberg (PT), Pedro Américo (DEM) e Jhonatas Monteiro (PSOL), enquanto três são policiais, um de cada corporação – Correia Zezito (Patriota), que retorna à Casa após não ter sido reeleito em 2016, é policial militar;  o novato Emerson Minho (Democracia Cristã), policial civil, e o também estreante Sílvio Dias (PT), policial rodoviário federal aposentado. Todos eles correspondem a um terço, precisamente, dos integrantes da Casa.

SEIS VEREADORES SÃO DO SEGMENTO COMERCIAL

Vinculados a atividades comerciais (vendedores e empresários), são seis vereadores, dos quais apenas um é novato no Poder Legislativo, Galeguinho (PSB), que atua em vários setores, sendo o entretenimento o principal deles. Cantor e compositor, ele também representa o segmento artístico, na Casa da Cidadania. Ron do Povo (MDB), ainda conhecido como Ron do Lanche, possui negócios no setor de refeições rápidas. Luiz da Feira (PROS) declara-se vendedor ambulante. José Carneiro (MDB) foi representante comercial, por muitos anos. Zé Curuca (MDB) era pequeno produtor e vendedor de hortaliças, até dedicar-se à política. O presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD), que retorna à Câmara depois de um intervalo em que se elegeu deputado estadual e federal, jamais deixou as suas atividades empresariais, com atuação no ramo de combustíveis automotivos, entre outros segmentos.

PASTORES E OUTRAS SEIS ATIVIDADES REPRESENTADAS

Dois vereadores atuam como religiosos em igrejas evangélicas, os pastores Eli Ribeiro (Republicanos) e Valdemir Santos (PV). Edvaldo Lima (MDB), motorista profissional, atuou no transporte de passageiros, dirigindo ônibus; a vereadora Lú de Ronny (MDB) é enfermeira e Gerusa Sampaio (DEM), assistente social; Paulão (PSC) é radialista; Pedro Cícero (Cidadania) atuava como agente administrativo na Prefeitura e Jurandy Carvalho (PL), produtor rural.