Distrito mais penalizado, Jaguara sofre sem água, embora tenha recebido novas adutoras

O alerta é de um vereador nascido no local e que acompanha de perto a situação: é dramático o quadro da população, com o desabastecimento de água em Jaguara, considerado o distrito que mais é afetado pela estiagem no município de Feira de Santana. Em mensagem aos vereadores que representam e defendem na Câmara o Governo do Estado, Paulão do Caldeirão (PSC) pediu que empreendam esforços quanto a investimentos com adutoras da rede de água. "Pergunto: por que não estão funcionando? Eu não acredito que foi só promessa para fazer política”. Prometendo "ir à luta", disse que  o povo não vai "sangrar sozinho". Também cobrou providências do prefeito Colbert Martins Filho, seu aliado, ao informar que fez um ofício sobre os problemas de abastecimento em Jaguara, no dia 8 deste mês, mas nenhuma providência foi adotada. "Foi preciso o assunto ser exposto na televisão”, diz, referindo-se a matéria da TV Subaé, levada ao ar. Por enquanto, apenas as comunidades de Sítio do Meio e Malhador receberam água da Secretaria de Agricultura, segundo Paulão, após diálogo entre ele e o secretário da pasta, Pablo Roberto. “Mas não são só essas localidades que estão precisando de água”, frisa.  

PROFESSOR IVAMBERG 

Professor Ivamberg (PT) denuncia que na comunidade Fazenda Malhador, em Jaguara, que “é notório" que as obras estão acontecendo por parte da Embasa, "mas o que nos deixa perplexo é que o poder público municipal deixa aquele povo fazer uso da água totalmente inapropriada para o uso humano, junto com os animais".

JURANDY CARVALHO

Jurandy Carvalho (PL), vereador que reside em Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu) também relata sérios problemas de abastecimento no distrito que representa. "A gente tem sofrido",  ele diz. Defende  que  o Governo do Estado cobre providências da estatal responsável:  "A Embasa, não sei o porquê, não libera a água nas torneiras, apesar de existir uma adutora nova lá no distrito”.  

LULINHA

Líder da bancada governista municipal na Câmara, o vereador Lulinha (DEM) garante que "ações já estão sendo adotadas" pelo novo secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, o ex-vereador Pablo Roberto, a exemplo de envio de carros-pipa enviados para localidades do distrito de Jaguara. Informa, ainda, que haverá licitação em breve, bem como contratação de mais motoristas para “dar suporte à zona rural”.



Compartilhe

Mais Notícias