Engajado ao Movimento Negro (e ao reggae), vereador vai priorizar segmento em sua atuação na Câmara
4 de março de 2021

O  movimento negro, em  suas necessidades assistenciais e também culturais, em Feira de Santana, está representado, na atual legislatura, por um militante legítimo e muito experiente. Com 21 anos de atividades, o vereador Petrônio Lima (Republicanos) assume o mandato sendo suplente do titular Eli Ribeiro, licenciado para ocupar o cargo de secretário municipal de Serviços Públicos.  Um dos precursores de eventos como o Novembro Negro e Marcha Zumbi dos Palmares, ele também é engajado à música, no gênero reggae, tendo no currículo a produção de shows para nomes de projeção regional e nacional, entre os quais Dionorina, Banda Cativeiros e Tom Brown, e até as atrações internacionais Alpha Blond e  Lucky Dube, que estiveram na cidade.

Bastante próximo de entidades como o Núcleo Odungê e a associação das bandas e artistas de Feira de Santana, Petrônio também fez parte do bloco Quilombo, uma das atrações do desfile afro na Micareta, e da banda feirense de reggae Monte Zion. Em entrevista para a Assessoria de Comunicação da Câmara, o vereador garante que um dos focos desta sua primeira passagem pelo Poder Legislativo será promover e  defender principalmente os profissionais e abnegados destes segmentos, segundo ele, alvos de pouca atenção do poder público e da sociedade civil.

O produtor cultural observa que vários bairros feirenses, a exemplo do Viveiros, onde reside, Feira X, Queimadinha, Rua Nova, Baraúnas, George Américo, Rocinha e Jussara são celeiros de artistas e movimentos musicais “carentes de incentivos para que possam emergir o seu talento” e de trabalho com a juventude “para lhe dar acesso a direitos e mostrar um caminho a seguir”.

COMPROMISSOS DE CAMPANHA

O vereador, que faz parte da bancada de sustentação do Governo Municipal na Câmara, vai buscar junto ao prefeito Colbert Martins, seu aliado, a execução de projetos que se tornaram compromissos de campanha perante o eleitorado que lhe confiou o voto. A ampliação da Unidade de Saúde da Família do Viveiros; a construção da arena esportiva do campo da Pedreira, no bairro Pedra do Descanso; e  uma área de lazer no trecho conhecido como Ponte da Cabrita, no Rio Jacuípe, local que acredita ter “grande potencial de geração de renda e entretenimento” para os moradores de Feira e cidades vizinhas, estão entre as prioridades. Esta última, diz ele, se trata de “uma  área esquecida, sob o aspecto ambiental, que precisa ser notada pelas autoridades”.

“Base de tudo”, ele diz que a educação “necessita de muitas mudanças”, a começar pela implantação do ensino em tempo integral no maior número possível de escolas municipais. Quanto a saúde, está “muito longe de um atendimento que dê dignidade ao povo pobre”. Sua estratégia de trabalho é  manter contato direto com a população, em visitas e reuniões, para ouvir os problemas e dificuldades de cada local e leva-las às secretarias competentes.

Nascido na cidade baiana de Pindobaçu, Petrônio tem 42 anos de idade e, ao chegar a Feira de Santana, passou parte da infância no bairro Feira X e mora há vários anos no Viveiros. Na zona rural, os distritos de Humildes, Maria Quitéria e Bonfim de Feira, são os que ele tem maior afinidade, especialmente por conta do seu trabalho na música.