Dia do Vigilante é comemorado com palestra e homenagens
19 de junho de 2019

Seja atuando em instituição pública ou privada, o vigilante é um importante aliado na prevenção e inibição da criminalidade. Mas nem sempre há o reconhecimento por parte da sociedade, como enfatizou José Walter Santana Silva, palestrante da sessão solene comemorativa ao Dia Nacional dos Vigilantes, na noite desta quarta-feira (19). Vários profissionais foram homenageados durante a solenidade.

O palestrante, que tem uma década na profissão, falou sobre a falta de valorização profissional e disse que muitas vezes os vigilantes são invisíveis. “Mas isso não nos abala. Somos treinados para exercer nossa função com sabedoria e destreza, sem fazer acepção de pessoas”, afirmou. Ele destacou a importância da atividade sindical. “Sem sindicato não tem vigilante e sem vigilante não tem sindicato.”

Também se pronunciou durante a sessão solene, enfatizando o papel do vigilante, Wilson Pereira dos Santos, 2º presidentes da Conferência Nacional dos Vigilantes. “Estamos lutando para mudar a realidade da classe”, disse o sindicalista. O 1º vice-presidente da entidade, José Boaventura dos Santos, por sua vez, falou sobre as conquistas da categoria, como as leis de cota para mulheres e obrigatoriedade do colete a prova de bala.

O vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), ao saudar os convidados e homenageados, lembrou que o dia 20 de junho é uma data de grande representatividade para os vigilantes e enumerou as diversas iniciativas da Casa da Cidadania, por iniciativa de seu mandato, em prol da categoria. “Ser vigilante é ser uma pessoa de confiança e ter responsabilidade, integridade e responsabilidade”, definiu o vereador.

Durante a sessão foram homenageados os vigilantes Otoniel Seixas Filho, indicado pela vereadora Aldney Bastos – Neinha, Milton Santos de Jesus (Cadmiel Mascarenhas Pereira), Duarte Ferreira Silva (Gerusa Bastos Sampaio), Fabrício de Jesus Ferreira (Gilmar Amorim de Oliveira), Edvaldo Almeida Amorim (José Carneiro Rocha), Washington Amorim dos Santos (José Marques de Messias – Zé Curuca),

Também receberam homenagem Edmilson Gomes dos Santos (José Menezes Santa Rosa – Zé Filé), Márcio Lima Pereira (Luiz Augusto de Jesus – Lulinha), Roberto Carlos Dias Santos (Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira), Judivan dos Santos Figueiredo (Robeci da Silva Lima – Robeci da Vassoura), Edvaldo Pedreira Rios (Luís Roberto da Silva Tourinho) e Gilbervan do Rosário Pires (Ronaldo Almeida Caribé – Ron).

O presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, presidiu a sessão solene e compôs a Mesa de Honra ao lado de Paulo Aquino, secretário municipal de Governo, representando o prefeito Colbert Martins da Silva, Wilson Pereira dos Santos e José Boaventura dos Santos, 1º e 2º presidentes da Conferência Nacional dos Vigilantes e o palestrante da noite. Os vigilantes foram homenageados ainda com a exibição de um vídeo.