Domingo, 2 de outubro de 2022, 06:07:07

Vereadora destaca a II Endomarcha

01/04/2019, 11:35

Durante pronunciamento na sessão desta segunda-feira (1°), na Câmara Municipal, a vereadora Aldney Bastos - Neinha (PTB) destacou a realização da II Endomarcha, no último sábado (30).
O objetivo é chamar a atenção para endometriose, distúrbio em que células semelhantes às do endométrio – a camada de tecido que reveste o útero – crescem no seu exterior causando fortes dores e dificuldade para engravidar.
A vereadora observou que a endometriose é muito freqüente entre as mulheres, porém muitas não sabem que tem a doença. Só descobrem após passar muitos anos sentindo fortes dores no período menstrual ou quando não conseguem engravidar.
“No período menstrual a mulher pode até desmaiar de dor. Só quem sofre sabe. E raramente é feito o diagnostico da doença. Precisamos alertar as mulheres”, disse a vereadora.
O evento foi organizado pela psicóloga Layane Cedraz e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do médico Marcos Gomes e da vereadora.