July 17, 2018

A Câmara Municipal de Feira de Santana promoverá sessão solene, nesta quinta-feira ( 15), a partir das 19h30, no plenário da Casa da Cidadania,  em comemoração ao  Dia do Professor, atendendo ao requerimento de nº 99/2015, de autoria do vereador Beldes Luís Pereira Ramos (PT).

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Posteriormente,  o Dia do Professor foi oficializado nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, que diz que “para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

@dmin