Com galeria e plenário lotados, Câmara homenageia mães feirenses, em sessão solene
16 de maio de 2023

Uma noite especial, de plenário e galerias lotados, marcou a comemoração da Câmara, nesta terça-feira, em homenagem ao Dia das Mães, trasncorrido no último domingo. A sessão solene foi dirigida pela presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB). Presentes, os vereadores Emerson Minho (DC), Professor Jhonatas Monteiro (PSOL), Luiz da Feira (Avante), Lulinha (União Brasil), Paulão do Caldeirão (PSC), Petrônio Lima (Republicanos), Ron do Povo (MDB), Sílvio Dias (PT) e Pastor Valdemir (PV). Edvaldo Lima, autor do requerimento propondo o evento, esteve ausente por motivo de saúde e foi representado por sua filha, Midiã Leite, e pela esposa, Hodávia Leite.  Outros vereadores que não puderam comparecer também foram representados.

Convidada pela presidente Eremita para fazer a saudação ao público, em nome do pai dela, Midiã Leite destacou, em princípio, a importância de uma mulher pela primeira vez estar dirigindo o Poder Legislativo.  Sobre o valor da mãe, para a família,  disse que a missão  é “jamais esquecer daqueles que amamentamos”. É, também, segundo ela, “deixar de dar a nós, para oportunizar o melhor para o nosso filho”.

Mãe de criança autista, Fernanda Boto de Barros Silveira foi uma das palestrantes da noite e narrou um pouco da sua experiência na luta por garantir os direitos do seu filho – necessitou ingressar na Justiça para conseguir vaga em  escola da rede privada. Muitos, segundo ela, deixam de reivindicar e “não vão até o fim” em seus objetivos, ou por falta de conhecimento ou pelo medo de represálias. Apresentou dados sobre o autismo: no Brasil, mais de dois milhões de pessoas. Uma a cada 36 crianças é portadora do espectro. Pediu aos vereadores presentes um “olhar sensível” para a causa.

Também palestrante convidada pela Câmara, a pastora Cleia Oliveira disse que é “impossível a uma mãe esquecer do amor por seu filho”, algo, segundo ela, “reconhecido pelo próprio Criador” como  “sagrado e inesgotável”. Em seguida, a cantora Akyla fez uma breve apresentação musical, acompanhada pela filha, ainda criança, que exibiu o seu talento precoce.

O vereador Sílvio Dias foi designado pelo cerimonial para homenagear a presidente e mãe de dois filhos, Eremita Mota. Disse que ela, cumprindo o quinto mandato (recordista, na história da cidade, entre as mulheres que já se elegeram)  e dirigindo o Poder Legislativo, é “uma das mães”  da cidade de Feira de Santana. A vereadora, em rápidas palavras, registrou que a política é um desafio: “vamos driblando os obstáculos e matando um leão a cada dia”. Prometeu “muitas alegrias nesta Casa”, até o fim de sua gestão e projetou que, no próximo ano, esta comemoração deverá acontecer às vésperas do Dia das Mães.

Indicadas pelos vereadores, as seguintes mães foram homenageadas, ao final da sessão: Ilma Santa Clara, Alaíde Barreto Carneiro, Ivone Costa Santos, Damiana Pereira da Silva, Aurineide Almeida Magalhães, Marlene Pinto Ferreira, Emília Ferreira Dias, Raimunda Oliveira Lima, Patrícia Carneiro Falcão de Almeida, Mary Miranda Teles, Terezinha das Graças Santos, Rosalina de Jesus Costa e Maria Luiza Conceição. Convidado para o encerramento da sessão, o menino William dos Santos,  apresentou uma linda canção para as mamães presentes e, com uma excelente performance, foi aplaudido de pé.