FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Emoção e reconhecimento na homenagem póstuma ao sociólogo Ildes Ferreira
19 de novembro de 2019

Emoção, reconhecimento e respeito. Uma mistura de sentimentos marcou a sessão solene da noite desta terça-feira (19), quando familiares e amigos se reuniram na Casa da Cidadania para uma homenagem póstuma ao ex-vereador e ex-secretário municipal e estadual Ildes Ferreira de Oliveira, com a concessão do Título de Cidadão Feirense, por iniciativa do vereador e presidente do Legislativo José Carneiro Rocha. O sociólogo, que deixou um grande legado na área social em Feira de Santana, faleceu em 21 de maio deste ano, aos 70 anos de idade.

Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), doutor, pesquisador, político, mas sobretudo um ser humano preocupado com o próximo, conforme foi evidenciado em um vídeo exibido durante a solenidade, por meio de depoimentos de amigos e ex-colaboradores dos órgãos onde atuou. Dentre eles, o do prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que destacou, especialmente, o trabalho de Ildes Ferreira na construção do sonho da casa própria para muitas pessoas, através do Plano Municipal de Habitação Popular (Planolar).

Em um discurso marcado pela emoção, José Carneiro falou da amizade com o homenageado e do orgulho em ser autor da concessão da cidadania já havia conquistada de fato, exercendo com maestria todas as funções a ele atribuídas e tornando-se motivo de orgulho para Feira de Santana, conforme ressaltou. “O objetivo desta sessão é celebrar a vida de Ildes Ferreira de Oliveira, com a certeza de que a memória alimenta a cultura de um povo”, disse o vereador, que citou o poeta Fernando Pessoa para falar dos laços de amizade criados pelo sociólogo. 

A emoção tomou conta também de Ismael Ferreira, irmão do homenageado, que agradeceu em nome da família. “Ficamos felizes porque vemos dia a dia o que ele semeou em sua caminhada, sempre fez tudo muito bem feito e temos muito orgulho pela sua dedicação ao social”, disse, ao elencar vários feitos de Ildes.  “A construção de um mundo mais justo e decente era a sua meta de vida”, pontuou. A viúva de Ildes, Laudeci Souza Oliveira, também fez um breve agradecimento. Presentes no plenário, os filhos Pablo, Iany, Eva e Jara, que falaram da emoção do momento na tribuna da Casa e da trajetória de Ildes, como profissional e, em especial, como pai.

O próprio José Carneiro presidiu a sessão solene, compondo a Mesa de Honra ao lado do prefeito Colbert Martins; Roberto Gonçalves da Silva, vereador licenciado e secretário municipal de Desenvolvimento Social; o médico e ex-vereador João Batista de Cerqueira; o irmão e a esposa do homenageado. No final da solenidade, também se pronunciaram os vereadores Cadmiel Pereira e Geruza Sampaio, que tiveram vínculos com a Secretaria de Desenvolvimento Social e atestaram a capacidade de acolhimento do ex-secretário Ildes Ferreira.

Confira mais fotos aqui. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.