Homenagens e reconhecimento marcam os 126 anos da Guarda Municipal
9 de março de 2020

Recomeçar, ressignificar, renomear, avaliar o que foi feito e planejar o que ainda está por vir. Seguindo esses conceitos, que vão além do que representa a etimologia dos termos citados, que a Guarda Municipal de Feira de Santana se fortaleceu ao longo dos 126 anos de atividades, comemorados na noite desta segunda-feira (1), em sessão solene na Câmara Municipal.

“Não se pode questionar as competências da Guarda Municipal”, defendeu o Guarda de 1ª Classe Marcos Vinícius de Oliveira Dantas, palestrante da noite. Ele falou sobre a criação e evolução da corporação, que foi criada para tomar conta do patrimônio público, mas que passou por amplo processo de renovação ao longo do tempo, para atender as exigências de uma sociedade redemocratizada.

Segundo Marcos Vinícius, a GM está em constante capacitação, por meio de cursos e treinamentos de seus membros, por conta da necessidade premente de se reavaliar, enquanto instituição de segurança pública. A palestra foi encerrada com uma emocionante homenagem ao guarda municipal aposentado Epifânio Gonçalves Costa, presente ao evento, figura de referência dentro da estrutura da GM de Feira de Santana.

Coube ao vereador Cadmiel Pereira, autor da proposta para realização da sessão comemorativa, saudar os presentes, com um discurso elogioso em que destacou a “honra e satisfação” de fazer parte do momento festivo. Ele enfatizou o papel da Guarda Municipal de Feira de Santana, lembrando o fato da instituição ser uma das mais antigas do Brasil e que se tornou referência em todo o país.

“A Guarda Municipal deixou de ser apenas patrimonial e passou a fazer parte da vida cotidiana da sociedade”, afirmou o vereador, enumerando os diversos segmentos de atuação da GM, dentre os quais patrimonial, brigadista, ciclo patrulha e moto patrulha. Cadmiel falou ainda sobre a função de órgão complementar, que contribui para “resgatar a confiança do povo nos órgãos de segurança”.

A história da Guarda Municipal foi apresentada pelo comandante Antônio Élio Neris dos Santos, que lembrou o ex-vereador Antônio Carlos Daltro Coelho, autor da lei que estabeleceu o dia 25 de março como a data comemorativa da instituição, criada em 1893, pelo Intendente Coronel José Freire de Lima. Ele disse que foram diversas transformações na identidade institucional da GM, “que desempenha com zelo e dedicação o trabalho de segurança pública tanto no que se refere a garantir a segurança de bens, serviços, instalações como a pessoas”, conforme destacou.

O secretário de Prevenção à Violência Pablo Roberto também registrou o aniversário de fundação da Guarda Municipal, falou dos avanços conquistados e disse que ainda é preciso fazer muito, citando a necessidade de correção salarial. “Pagamos os piores salários de todo o Brasil e o governo está atento a estas questões”, sinalizou o secretário, que ainda falou sobre a sede própria da corporação.

O vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, conduziu os trabalhos e compôs a Mesa de Honra da solenidade ao lado do vereador licenciado e atualmente secretário municipal de Prevenção à Violência Pablo Roberto Gonçalves, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; o comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Antônio Élio Neris dos Santos; o palestrante da sessão e a diretora da Associação dos Guardas Municipais.

Durante a sessão, em que foram homenageados guardas municipais, convidados ao plenário pela diretora da Associação das Guardas Municipais Jane Margarete Ribeiro Santana para receberem medalhas entregues pelos vereadores Roberto Tourinho, Edvaldo Lima, Cadmiel Pereira e o vereador licenciado Pablo Roberto. Estes, mais o presidente da Casa da Cidadania José Carneiro Rocha, também receberam homenagens da entidade.