FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Precisa ser regulamentado, projeto que autoriza Prefeitura inserir disciplina de Libras nas escolas
24 de novembro de 2020

Aprovado em segunda e última discussão, esta semana pela Câmara, o projeto que autoriza a Prefeitura a inserir na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) necessita agora ser sancionado e também regulamentado pelo Poder Executivo, para virar lei. A regulamentação – norma jurídica expedida pelo prefeito com a intenção de pormenorizar as disposições gerais e abstratas da lei, viabilizando sua aplicação em casos específicos – cumpre prazo e acontece após a sanção. O projeto de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM)  é uma  “autorização”. O Município, portanto, não estará “obrigado” a cumprir a medida, que objetiva  popularizar as noções básicas de Libras como forma de inclusão da população surda, além de melhorar a comunicação dessas pessoas com a sociedade.  Caso  o Município adote esta política pública, deverá oferecer todos os materiais necessários às escolas. Os professores e funcionários das unidades que ainda não possuírem conhecimento e domínio sobre a Língua Brasileira de Sinais  deverão receber treinamento adequado. Estabelecimentos  de ensino  poderão requerer, junto aos seus parceiros, profissionais qualificados para ministrar aulas tantos às turmas específicas de professores e funcionários quanto às de alunos.  A disciplina  é inserida na grade curricular desde a educação infantil até o  fundamental, ficando a critério do Município estabelecer carga horária suficiente.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.