Cadmiel reforça a importância de Delegacia do Idoso em Feira
19 de agosto de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (19), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) repercutiu a matéria publicada

no Jornal Folha do Estado, intitulada “Feira registra 50 agressões contra idosos em apenas 14 dias” e reforçou o pedido de instalação de uma Delegacia do Idoso na cidade.

“O Jornal Folha do Estado traz uma matéria muito importante e o Brasil precisa se alertar sobre isso. Os números apontam um crescimento vertiginoso em relação a esse tipo de agressão. Cristo veio para dar paz e amor, mas escolheu vir através de uma mulher. O tempo passa e vimos agressão contra mulheres com mais de 80 anos. O respeito ao idoso não era para ser lei, era para ser natural. O respeito ao idoso, criança e pessoas especiais não precisava ser lei”, pontuou Cadmiel.

E continuou. “Chegaram ao ponto de colocar os idosos em um quarto isolado em casa, pegar cartão de crédito e gastar em shopping; de fazer empréstimo consignado em folha de aposentadoria e por isso muitos sofrem por não terem condição de comprar medicamentos. Vimos jovens pegando dinheiro dos avós para comprar drogas; idosos agredidos nas ruas; sofrendo violência indiscriminada onde não sabemos onde vai parar e não temos uma delegacia especializada para eles”, lamentou.

Segundo Cadmiel, a matéria afirma que em 14 dias foram registradas 50 queixas de agressão contra idosos. “O disque 100 registrou 384 denúncias no primeiro semestre deste ano; no mesmo período do ano passado foram 97 registros. Como temos 50 queixas de agressão contra idoso em 14 dias? Como é que serão os números no final do ano? Não podemos mais aceitar isso; o Conselho do Idoso de Feira vem intercedendo para que haja a construção dessa delegacia”, disse.

O edil afirmou mais que, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, na inauguração do Centro de Convivência para Idosos, Dona Zazinha, revelou que há idosos em situações de maus tratos. “Ela contou casos de idosos enjaulados em casa; de um que passou fome e por isso estava querendo comer fezes; outro recebendo farinha com água como alimento. E isso não tem nada a ver com condição social ou racial. Muitos querem deixar os idosos em asilos, mas não é disso que eles precisam. Deveria haver obrigações de visitas por semana a estes lugares, pois muitos parentes passam até um ano sem visitá-los”, revelou.

Para finalizar, Cadmiel disse que não podem aceitar que este tipo de crime evolua em Feira. “Por isso, queremos solicitar ao Governo Estadual a criação desta delegacia. Não podemos deixar a injustiça crescer, os autores de crimes contra idosos devem ser punidos de forma mais severa. Já saiu punição mais dura para quem agride mulher com deficiência. Deveria endurecer a penalidade também para quem agride idosos, que são mais frágeis e vulneráveis. Fui procurado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que anseiam  a posse dos conselheiros eleitos, pois estes são importantes para o equipamento que precisa estar atuante, sem contar que ajudam os idosos, com regulação de direitos”, findou.