FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Tourinho denuncia que há poucas viaturas do SAMU disponíveis na cidade
26 de novembro de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), na Casa da Cidadania, o vereador Roberto Tourinho (PV) denunciou que na última segunda e terça-feira, havia apenas duas viaturas do SAMU disponíveis na cidade e convidou os vereadores da base do Governo para irem até a sede do SAMU para verificar a denúncia.

“A população deve esperar que, com o prefeito médico e a secretária de saúde enfermeira, a saúde da cidade seja boa. Mas, a população vive um caos com dificuldades para marcação de consultas e realização de exames. Quando implantou o SAMU na cidade chegou a ter 10 viaturas atendendo. Porém, ontem e anteontem, sabe quantas viaturas do SAMU estavam rodando em Feira? Apenas duas: uma USB, de placa TKY 4861 e outra de atendimento avançado. A informação é que hoje, duas que estavam na oficina, voltariam a rodar”, denunciou Tourinho.

E continuou. “Desafio a todos: vamos agora no SAMU verificar isso. Peço a permissão do presidente para formar uma comissão para que saibamos quantas viaturas estão rodando hoje numa cidade de 700 mil habitantes, onde o prefeito é médico e a secretária é enfermeira; onde pessoas que não têm condições de contratar uma assistência particular, também não têm como usar o sistema”, observou.

Em aparte, o edil Edvaldo Lima (PP) aceitou o desafio. “Este vereador é homem de aceitar desafios. Peço ao presidente que forme uma comissão e coloque este vereador como membro”, pediu.

Também em aparte, o vereador Carlito do Peixe (DEM) pediu que o colega Roberto Tourinho fosse à base do SAMU acompanhado dos vereadores Luiz Augusto de Jesus e Edvaldo Lima. “Vão também ao HGCA e vejam quantas viaturas do SAMU têm presas lá. Participando do debate, o edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) garantiu que iriam observar quantas viaturas do SAMU estão à disposição nas bases avançadas.

De volta com a palavra, o oposicionista Roberto Tourinho afirmou que todos estão presenciando um desgoverno. “É um Município com orçamento só para a saúde, maior que mais de uma centena de cidades na Bahia. Estamos falando de uma cidade onde a saúde está literalmente abandonada; onde cooperativas desviaram dinheiro público, 10 pessoas foram presas e a população todos os dias reclama da assistência médica, da falta de remédios, de falta de profissionais. Estamos falando de uma cidade onde pessoas morreram durante o final de semana por falta de atendimento do SAMU”, avaliou.

Para finalizar, Tourinho lamentou os fatos e reforçou o convite de irem até a sede do SAMU. “Estou falando da falta de responsabilidade de minhas senhoras e meus senhores, que estão dando entrevistas como se estivesse tudo bem. É lamentável. Por isso, como temos na ordem do dia apenas projetos de honrarias, o que não prejudicaria  a tramitação deles na segunda-feira, peço que seja formada uma comissão de vereadores para irem comigo até a base do SAMU”, finalizou.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.