FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Dia do Professor comemorado com sessão solene, palestra e homenagens
15 de outubro de 2019

A noite foi de festa e regada a muita emoção. A Câmara Municipal de Feira de Santana prestou uma significativa homenagem aos professores, nesta terça-feira (15), data em que se comemora o dia da categoria.  Ao todo, 26 educadores indicados pelos vereadores receberam certificados alusivos à data. A iniciativa foi do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), que destacou a importância do profissional de educação para a transformação social e o desenvolvimento do Município.

O secretário municipal de Educação, Marcelo José Almeida das Neves, falou da emoção dos professores e familiares citados pela palestrante, que declarou a paixão pelo trabalho na Escola Jonathas Telles de Carvalho. “Mesmo aposentada ela não consegue se desligar de sua missão de formar cidadãos”. Ele destacou que somente com a participação da sociedade é possível transformar o mundo para as futuras gerações. “Eu não tenho a honra de ser um professor, mas tenho tentado ser um bom aluno à frente da Secretaria de Educação”, afirmou.

Coube ao vereador Luiz Augusto de Jesus, na condição de autor do requerimento que propôs a solenidade, saudar os presentes, em nome da Câmara Municipal. “Trata-se de um momento simbólico e muito especial”, disse, definindo o professor como “responsável por transmitir ou ensinar todo seu conhecimento da melhor forma possível não somente ao aluno, mas a todos os que necessitam do seu saber e de sua sabedoria”. Os homenageados, segundo Lulinha, muito fizeram e fazem pela história educacional de Feira de Santana.

“A educação é, sem dúvida, o maior instrumento de socialização entre os povos, tendo em vista o incomparável poder que ela tem de civilizar e capacitar o ser humano”, disse Lulinha, que defendeu a valorização do professor para alcançar a qualidade da educação. “Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas”, enfatizou, destacando os avanços da profissão e, ao mesmo tempo, a necessidade de mais melhorias para os profissionais. 

“O que seria da sala de aula sem nós, professores?”, questionou a palestrante da noite, Neuman Ribeiro de Brito, destacando que os equipamentos tecnológicos chegaram e são importantes, mas não substituem os professores. “É na sala de aula que a criança encontra o que precisa: afago, compreensão”, disse, lembrando que todos os profissionais dependem dos professores. “É preciso que a sociedade enobreça essa profissão”, defendeu a palestrante, professora há 34 anos.

A palestrante, que atuou nas três esferas da Educação – municipal, estadual e federa – acredita que há, sim, o que comemorar entre os “formadores”, como definiu os professores. “Os professores do século XXI são salvadores de vidas”, afirmou, Afirmou. E parafraseando o poeta Fernando Pessoa, disse que tudo vale a pena quando a alma não é pequena.  “Alma de professor não pode ser pequena”, ensinou, antes de declarar emocionada e arrancando aplausos do grande público que lotou o plenário e a galeria da Casa da Cidadania: “Se eu fosse nascer novamente, gostaria de ser professora”. 

A Mesa de Honra da sessão solene foi composta pelo vereador Alberto Matos Nery, presidente em exercício da Casa da Cidadania, que conduziu os trabalhos. Ao seu lado, o prefeito em exercício José Carneiro Rocha; o secretário municipal de Educação Marcelo José de Almeida Neves; e a professora Neumam Ribeiro de Brito, palestrante da sessão, que contou com uma bela apresentação de Kelly Kauane Souza Oliveira, aluna do Projeto de Música da Escola Jonathas Telles de Carvalho, acompanhada do músico Rubem Mário. 

OS HOMENAGEADOS

Durante a sessão foram homenageados os professores Gerinaldo Costa Albes (Alberto Matos Nery), Cristine Emily Santos Nascimento (Aldney Bastos Marques – Neinha), Ana Glayde Oliveira e Couto Ferreira (Cadmiel Mascarenhas Pereira),  Geruza Gomes dos Santos (Cíntia Daltro Machado), Ednete Rocha (Edvaldo Lima dos Santos), Aldenice Moraes Gonçalves (Fabiano Nascimento de Souza – Fabiano da Van), Vânia Mirian Passos Miranda (Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio), Maria da Conceição Santos Nery (Gilmar Amorim de Oliveira), Ajozira Ribeiro Marques Borges e Professor Adriano Mendes Moura (Isaías dos Santos – Isaías de Diogo), Janeide dos Santos Silva (João dos Santos – Bililiu), Plácida Emília Silva (José Carneiro Rocha), Ducilene Maria dos Santos (José Marques de Messias – Zé Curuca), Daniela Ribeiro dos Santos (José Menezes Santa Rosa – Zé Filé), Nerivalda Gonçalves da Silva, Maria Magnólia Evangelista, Josélia Araújo Oliveira, Leandra Oliveira Rios, Ana Paula Oliveira Moraes Soto, Nívea Maria Oliveira da Silva (Luiz Augusto de Jesus), Malena Oliveira Santana de Araújo (Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira), Indaiara de Sant’Anna Silva de Carvalho (Marcos Antônio dos Santos Lima), Eluzia Nunes de Carvalho Silva (Robeci da Silva Lima), Antônio Araújo das Virgens (Roberto Luís da Silva Tourinho) e Cláudia de Almeida Silva Novaes (Ronaldo Almeida Caribé). Também foi homenageado o secretário municipal de Educação Marcelo José de Almeida Neves. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.