Importância de Chico Pinto na história de Feira é destacada na Câmara, após 60 anos do Golpe Militar
12 de abril de 2024

“Chico Pinto, presente!”. Com essa expressão, que se tornou uma espécie de símbolo dos movimentos contra o autoritarismo e a violência à democracia, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) prestou esta semana, na Câmara Municipal, uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado federal Francisco Pinto, um ícone da política feirense, cuja história ecoou pelo país inteiro. A lembrança veio por conta da passagem do 31 de março, data do golpe militar de 1964, que se efetivou no dia 1º de abril daquele ano. “(o golpe) Promoveu um retrocesso, mas Feira vivia uma experiência democrática histórica”, disse Jhonatas, lembrando que Chico Pinto foi responsável pela gestão mais popular da história do município. “Uma figura política extremamente importante, mas infelizmente pouco lembrada”, definiu.

Segundo ele, o exemplo mostra que, tanto depois, a gestão pública continua excluindo o povo. “Chico Pinto foi cassado não por coloração partidária, mas devido a iniciativas que garantiram direitos e melhoria na vida do povo feirense”, disse. Dentre as iniciativas que marcaram o governo de Chico Pinto, Jhonatas citou ideias que se aproximam da Farmácia Popular, e a criação do primeiro Ginásio Municipal público. O vereador também lembrou de um episódio vivenciado pela Casa da Cidadania, ainda em 1963, que ficou conhecido como “Quebra Quebra da Câmara”. Pinto prefeito, defendia a participação dos bairros e comunidades rurais na elaboração do Orçamento Municipal. “Anos depois o Orçamento Participativo foi implementado, mas de modo muito mais tímido”, constatou.

Jhonatas Monteiro destacou ainda que, naquela ocasião, vereadores se negaram a votar o Orçamento elaborado dessa forma pelo povo. “E digo que, com justiça, a população se manifestou e demonstrou indignação. Isto serve de lição para hoje, no sentido de que toda vez que o Legislativo se desconectar dos anseios populares e necessidades sociais e deixa de expressar a diversidade do povo feirense, o preço é cobrado”, alertou, reafirmando a importância de se reverenciar figuras que plantaram ideias democráticas que ainda hoje norteiam os pensamentos da população.

Foto: SECOM Feira de Santana