Possível subnotificação de casos de dengue em Feira
3 de abril de 2024

Em meio ao surto de dengue em Feira de Santana, a falta de internet no Centro Municipal de Referência em Endemias, órgão da Prefeitura, pode ter ocasionado uma subnotificação de casos da doença no Município. O alerta é do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que repercutiu, na sessão desta quarta-feira (03), da Câmara Municipal, a denúncia de agentes comunitários de endemias sobre a falta de internet no equipamento “até poucos dias atrás”, podendo comprometer a atualização do boletim epidemiológico.

Preocupado com a grande quantidade de pessoas infectadas com a dengue, especialmente pela sua forma mais grave, e com a superlotação de unidades de saúde em Feira de Santana, Jhonatas Monteiro sugere a instalação de tendas para medicação e aplicação de soro nos pacientes infectados. A medida já foi adotada em diversas cidades, já que a “hidratação precisa ser urgente”, justifica o parlamentar.

Para a prevenção, ele destaca o papel de cada cidadão e, principalmente, dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias,  de evitar e vistoriar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. O efetivo desses profissionais, no entanto, é insuficiente para cobrir todo o município, opina o vereador. “São cerca de 200 agentes para um Município cuja população é de mais de 600 mil habitantes”.

LUIZ DA FEIRA

Em contato com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, o vereador Luiz da Feira (Avante) foi informado das tentativas falhas de diálogo da pasta do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Em meio a esta situação, ele chama atenção da gestão feirense para o grande número de pessoas acometidas pela dengue e destaca os problemas causados pela ausência de um Hospital Municipal.

PASTOR VALDEMIR

Ampliar a Campanha de vacinação e reforçar a divulgação sobre a prevenção e combate à dengue são sugestões do vereador Pastor Valdemir (PV). Recentemente, o parlamentar esteve internado por 30 dias com dengue grave: “passei por este problema e sei como é ruim e perigoso ”.

Foto: Reprodução