Com um público estimado em 910 mil pessoas ao longo dos quatro dias de festa, a Micareta de Feira 2025 recebeu elogios dos vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana nesta terça-feira (6). Ron do Povo (PP), que acompanhou o evento, destacou o clima de paz, a participação popular e disse que ficou feliz em participar de uma Micareta sem violência. Na Tribuna, parabenizou todos os responsáveis pela organização da folia, como também, pelo camarote da Câmara, que recebeu diversas autoridades municipais e estaduais: “Foi muito bonito ver os foliões e trabalhadores vendendo suas mercadorias, com amor e carinho de todos os feirenses.”
A vereadora Lu de Ronny (PV) enalteceu o fato dd que nenhum feminicídio foi registrado nos quatro dias de festa. Neste sentido, elogiou a atuação das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Desenvolvimento Social, que, segundo ela, fizeram um “trabalho brilhante” em parceria com a Delegacia da Mulher. Luiz da Feira (PP) reforçou o impacto econômico e social da festa. Elogiou a parceria entre o Governo Municipal e Estadual na organização da Micareta 2025.
Para o vereador Pedro Américo (Cidadania), o reconhecimento vai além dos organizadores e alcança todos os trabalhadores envolvidos. Neste sentido, parabenizou os fiscais, a equipe de limpeza, a estrutura de saúde, os ambulantes, fazedores de cultura, cantores, produtores, imprensa, guardas, policiais e bombeiros e demais trabalhadores envolvidos na realização da Micareta.
Segundo ele, a maior festa popular do município faz parte da história: “É a única que movimenta fortemente a economia local, por isso é preciso valorizar, aprimorar a organização, melhorar cachês e a divulgação, mas respeitar essa festa é essencial.” O vereador José Carneiro (UB) destacou a tradição e a relevância histórica da Micareta. “É uma festa extremamente tradicional e centenária, faz parte da história de Feira de Santana”, disse o parlamentar.
Segundo ele, o prefeito José Ronaldo seria fortemente criticado se rompesse com essa tradição e não realizasse o evento.
Presidente da Câmara, Marcos Lima (UB) ressaltou a importância da festa para a geração de renda. “Os recursos investidos na Micareta não são jogados fora, porque muitas pessoas sobrevivem com esse evento, a exemplo do turismo, hotelaria, ambulantes e artistas de Feira de Santana. “O governo precisa ser para todos. Mesmo sendo evangélico, participei, porque precisamos governar para todos”, afirmou.
Marcus Carvalhal (PL) também salientou a contribuição do evento para o fomento cultural e econômico, ao lembrar que a Micareta gera emprego e renda. Mesmo sem estar presente no evento, o vereador Eli Ribeiro (Republicanos) diz que acompanhou a repercussão positiva da folia e parabenizou a organização do evento.
Durante a sessão, alguns vereadores também pontuaram a necessidade de reflexão sobre a destinação de recursos públicos. Jorge Oliveira (PRD) opinou que o investimento de recursos públicos, que chegou a R$ 46 milhões, “poderia ser aplicado em outras áreas.” Em seguida, Ismael Bastos (PL) ponderou que “parte da população quer a festa e às vezes, a Prefeitura atende esse desejo, mas a cidade precisa eleger as suas prioridades”.
Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.