Adversários, Tourinho e Cadmiel trocam elogios, em discursos de despedida
14 de dezembro de 2020

As eleições realizadas recentemente, em Feira de Santana, foram “injustas com vereadores”, avalia Roberto Tourinho (PSB), que após ter cumprido sete mandatos legislativos, decidiu não tentar a continuação na Casa por mais quatro anos –  colocou seu nome entre os candidatos a prefeito da cidade, desta vez. Alguns dos seus colegas, disse ele nesta segunda (14), “mereciam a reeleição, mas foram injustiçados”. Ele se solidariza com todos os não reeleitos e cita um deles, Cadmiel Pereira (DEM), como exemplo. Os dois protagonizaram vários embates na Tribuna da Câmara desde que se tornaram oposicionistas, após o ex-candidato a prefeito ter rompido politicamente com o grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo. “É um dos vereadores que mereciam retornar a esta Casa, pela qualidade do mandato, propostas e coerência das ideias defendidas”. O democrata retribuiu o reconhecimento:  “A história de Roberto Tourinho certamente estará nos anais da Casa como um vereador de sete mandatos que deixa um legado e muito contribuiu para o crescimento de Feira de Santana”.

AS RAZÕES: PANDEMIA E FIM DAS COLIGAÇÕES

O experiente vereador atribui o resultado negativo de vereadores que tentaram a reeleição à pandemia e às novas regras das eleições, principalmente o fim das coligações partidárias. “Tudo isso trouxe profundas modificações ao processo eleitoral. No futuro, quando formos contar para as gerações futuras como foram as eleições de 2020, vamos lembrar que antes quem usava álcool em campanha eram os que não gostavam de pessoas, mas este ano o uso da máscara e do álcool foi  regra”. Ele próprio, em sua campanha para buscar o Poder Executivo, em que não logrou êxito, diz que deixou de fazer visitas e pedir votos a muitas famílias, em virtude de que estavam se preservando da Covid-19.