Atenção primária deficiente leva feirenses a buscar atendimento médico em Santanópolis
7 de maio de 2024

A deficiência na cobertura da atenção primária à saúde em Feira de Santana tem levado feirenses a procurar atendimento médico na vizinha Santanópolis. A situação foi relatada hoje (7), na Câmara, pelo vereador Silvio Dias (PT), que disse ter sido abordado pelo prefeito daquela cidade, Vitor do Posto, perguntando “o que está acontecendo” com a rede municipal de saúde em Feira. “A situação que ocorria no passado se inverteu, pois antes as pessoas das pequenas cidades buscavam atendimento em Feira”, observou o petista, lembrando que Santanópolis tem apenas 8.706 moradores, aproximadamente 1,5% da população de Feira, com 616 mil.

A cidade vizinha conta com expressivos 99,47% de cobertura da atenção primária, “um quadro muito diferente do que temos por cá”, diz Sílvio Dias. Para o vereador, a precariedade da saúde básica em Feira não tem justificativa, pois o município conta com um orçamento de quase R$ 2 bilhões. Aqui, dentre os problemas enfrentados diariamente pelos pacientes, segundo o vereador, está a falta de medicamentos para diabetes e hipertensão.

Ele lembrou, em seu pronunciamento, que a procura da parte de cidadãos feirenses por serviços de saúde, inclusive cirurgias, em cidades como São Gonçalo dos Campos e Coração de Maria, já acontece há muito tempo e é de conhecimento público. Sobre as ações do Governo do Estado, Silvio Dias disse concordar que a regulação precisa melhorar, mas lembrou que a Bahia passou 40 anos sem construir um hospital e, sob as gestões petistas, o Hospital Regional Clériston Andrade (HGCA) passou de 90 leitos para mais de 400, com 66% do atendimento na unidade contemplando a população local.