Câmara faz minuto de silêncio por morte de professora octogenária
5 de outubro de 2023

A Câmara Municipal de Feira de Santana cumpriu ao final da sessão desta quarta-feira (04), atendendo a pedido do vereador Petrônio Lima (Republicanos), um minuto de silêncio em homenagem à professora Crispina Pereira Daltro.  Aos 80 anos de idade, ela receberia a Comenda Maria Quitéria em 30 de novembro, na Casa da Cidadania. A outorga da honraria, aprovada em plenário, foi de iniciativa de  Petrônio. Juntamente com suas amigas “dona Lena” e Maria São Pedro, popularmente conhecida como “dona Bia”, Crispina Daltro foi responsável por elaborar, há 38 anos, o projeto popular de uma escola no bairro Campo Limpo. Hoje, a unidade funciona no bairro com o nome de Escola Municipal  Noide Cerqueira.

Sua trajetória na educação começa bem antes. Logo após concluir seus estudos no Asilo Nossa Senhora de Lourdes, atual Colégio Padre Ovídio, alfabetizou parte da família. Neste processo, despertou a paixão pelo ensino e logo passou a lecionar em uma escola da Fazenda Saco do Capitão. Anos depois, fundou, no mesmo local, uma unidade de ensino que levou o nome do seu bisavô: Belmiro Moreira Daltro. Ela também trabalhou nos Colégios Luiz Viana Filho e Fabiola Vital.

Na mesma sessão, também foi realizada homenagem póstuma a Januária Pinto de Souza, a pedido do vereador Lulinha (UB).