Câmara homenageia fisiculturista com a Medalha Olhos D’Água
26 de novembro de 2019

A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite desta terça-feira (26), para homenagear com a Medalha Olhos D’Água a Carlos Eduardo D’Ávila Melo, uma iniciativa do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), que destacou o empenho, desde criança, do atleta que se tornou mestre de artes marciais e fisiculturista. A solenidade foi presidida pelo próprio Lulinha, que é o 3º vice-presidente da Mesa Diretiva.

Ao saudar os presentes, Lulinha falou da trajetória do homenageado, que é natural de Salvador, citando que a sua primeira competição como fisiculturista já se deu em nível estadual. “A história desse esporte no Brasil teve início em 1963, quando foi fundada em São Paulo a Confederação Brasileira de Fisiculturismo”, contou o vereador, lembrando que a participação de atletas brasileiros em competições ocorreu a partir da década de 80.

O homenageado também se tornou técnico, “passando toda a sua experiência para outros atletas e somando mais conquistas, porque chegou a ser campeão baiano estreante e campeão baiano, dentre outros títulos”, pontuou o vereador. A homenagem, disse, se justifica pelo trabalho realizado pelo atleta em prol do esporte e da população feirense como um todo, “com ações e projetos que dignificam a cidade”, como frisou.

Com um breve discurso, Carlos Eduardo D’Ávila agradeceu a homenagem e falou do esporte “que vai além do culto ao corpo e levantamento de peso”, conforme explicou. “Me sinto honrado”, afirmou, lembrando que vive em Feira de Santana desde os três anos de idade e, como nordestino, compensou a falta de recursos e de patrocínio com força e determinação, para lutar com atletas do Sudeste, que vivem outra realidade. “O esporte realmente transforma vidas”, ensinou.

A Mesa de Honra foi composta pelo vereador Lulinha – substituído pelo vereador Cadmiel Pereira, enquanto fazia a saudação aos convidados – o médico e ex-vereador João Batista de Cerqueira, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho, o homenageado e sua noiva Priscila Silva, que ganhou flores da Casa Legislativa, entregues pela vereadora Gerusa Sampaio. No plenário, os filhos do fisiculturista, Davi Porto e Carlos Eduardo.