Câmara rejeita Requerimento solicitando informações sobre a situação do programa DST-AIDS no município
14 de maio de 2019

Na manhã desta segunda-feira (13), a Casa da Cidadania rejeitou, em votação única e por maioria dos presentes, o Requerimento de nº 095/19, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV), solicitando informações do prefeito Colbert Martins da Silva Filho sobre o atendimento de pacientes por meio do programa DST-AIDS. Votaram favoráveis à proposição, os vereadores Alberto Nery (PT), Zé Filé (PROS), Eremita Mota (PSDB), Luiz da Feira (PPL), Zé Curuca (DEM) e o autor da matéria.

No Requerimento, o edil deseja que o chefe do Executivo Municipal preste as seguintes informações:

“Quantos pacientes são atendidos no programa DST-AIDS?

Além de Feira de Santana, quais outros municípios são atendidos pelo Centro de Saúde Especializado com pacientes inscritos no DST-AIDS?

Quantos médicos infectologistas atualmente atendem no Centro de Saúde Especializado e o nome destes profissionais?

No ano de 2018, quantos médicos infectologistas estavam atendendo aos pacientes do programa DST-AIDS no Centro de Saúde Especializado de Feira de Santana?”.

O líder governista, vereador Marcos Lima (Patriota), justificou a reprovação do Requerimento argumentando que a Comissão de Saúde da Casa da Cidadania buscará, junto à Secretaria Municipal de Saúde, todas as informações solicitadas no Requerimento.

No entanto, Marcos Lima antecipou algumas informações. Segundo o edil, 2.800 pacientes são atendidos pelo programa DST-AIDS, em Feira de Santana. Disse também que três dos cinco médicos infectologistas, que atendiam no município, pediram demissão. De acordo com o líder governista, há escassez desses profissionais para contratação.