Cadmiel pediu mais atenção para crianças e adolescentes de Feira
7 de outubro de 2019

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (07), na Casa da Cidadania, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) lembrou que se aproxima o Dia das Crianças e tratou da realidade das instituições que cuidam das crianças e adolescentes em Feira de Santana. O edil aproveitou para pedir que as pessoas ajudem as entidades existentes na cidade.

“Está se aproximando do dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Nosso país tem um número imenso de jovens, que não diferente, são crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Elas ainda encontram dificuldade de garantias de direitos, ao ponto de que se não fosse a presença de entidades trabalhando por elas, teríamos uma calamidade pública”, pontuou Cadmiel.

E continuou. “Porém, estas entidades ainda encontram dificuldades em atender a demanda social e de desenvolver seus trabalhos. Graças a Deus ainda temos Igrejas que atuam neste sentido e realizam trabalhos importantes, além  do trabalho realizado pela ONG Crescer Cidadão, Apae, Lar Mariano, Instituto Família Azul, Cromossomos 21 e mais, que trabalham com crianças e não têm como manter esses projetos, porque os recursos são poucos”, revelou.

Segundo o vereador, estas entidades feirenses recebem recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. “Por isso, à sociedade que faça doações voltadas para estas crianças, o que deduz no Imposto de Renda. Se fizermos isso, fica para o Fundo. Vejo que muitos contribuem para projetos de fora, como Criança Esperança, mas temos instituições na cidade que precisam de ajuda e apoio”, pediu.

Cadmiel informou mais que no dia 12 haverá uma grande festa promovida pela Igreja Assembleia de Deus e Orfanato Evangélico. “Esta festa acontece há muitos anos, onde caravanas trazem doações, mas precisamos avançar mais. Ontem foi publicado no site UOL uma matéria do Ballet Azul, onde um pai aprendeu a dançar ballet para dançar com suas filhas autistas. Isso partiu do Instituto Família Azul e mostra que não devemos dar atenção às crianças e adolescentes apenas no dia 12 de outubro. Estamos vendo cada dia mais crianças em sinaleiras pedindo ajuda, o que mostra que a economia está abalada, com muitos pais desempregados. Chegou a mim a informação de que crianças estão sendo alugadas por outros adultos para estarem em sinaleiras. O que está acontecendo? Se esta prática é ruim para adultos imagine para crianças, que ao invés de estarem nas escolas estão nas sinaleiras”, observou.

Para o edil é preciso lutar por melhores condições de vida das crianças e adolescentes. “ Precisamos lutar contra a exploração sexual infanto -juvenil, pela erradicação do trabalho infantil, pela melhor condição de vida deles. A ministra Damares Alves trouxe informações sobre o crescente número de crianças que são exploradas no país”, disse.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) ressaltou a importância do trabalho que era realizado pela Famfs. “Quando a Famfs estava em pleno funcionamento não víamos crianças nas ruas, agora está crescendo a cada dia. Peço que permitam a retomada dos trabalhos da Famfs”, pediu.

Para finalizar, Cadmiel lembrou de outras entidades que atuavam na assistência infantil. “Perdemos o trabalho que instituições como o Palácio do Menor fazia, por exemplo. Visitem as entidades que trabalham com crianças e adolescentes o ano todo e não apenas no dia12 de outubro”, findou.