Comerciantes reivindicam permissão de caminhões de grande porte em operações de carga e descarga na região central
28 de março de 2024

Após receberem diversas multas, comerciantes de estabelecimentos localizados no bairro Pedra do Descanso, região próxima do centro de Feira de Santana, reivindicam à Camara uma alteração na legislação municipal em vigor, permitindo circular em áreas comerciais da cidade caminhões de grande porte, para operações de carga e descarga de mercadorias. O pleito chegou aos vereadores através do representante da categoria, Rodrigo Ribeiro da Silva, que se pronunciou na Tribuna Livre da Casa da Cidadania.

Segundo Rodrigo, a Lei Municipal de n⁰ 3.527/2015 estabelece como veículo urbano de carga os caminhões ou quaisquer outros veículos automotores cuja largura máxima seja de 2,20m e comprimento máximo de 6,50 metros. No entanto, ele pontua, “ao menos, 70% das atividades comerciais no bairro Pedra do Descanso envolvem caminhões de grande porte para a carga e descarga de mercadorias, a exemplo de postos de combustível, oficinas e supermercados.

VEREADOR VAI REAPRESENTAR PROJETO

Desta forma, opina o comerciante, a limitação das dimensões previstas pela legislação vigente prejudica não só as empresas na região da Pedra do Descanso, como também, a economia local.  Em 2022, a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei que, dentre outras alterações, autorizava a circulação de veículos com 7,80m de comprimento e até 2,20m de largura nas avenidas Presidente Dutra, Rio de Janeiro e Noide Cerqueira, medidas que atenderiam às reais necessidades.

A proposta, no entanto, foi vetada pelo prefeito Colbert Martins “sem nenhuma justificativa”, queixa-se o autor, vereador Silvio Dias (PT). Frente ao pleito dos comerciantes, o parlamentar afirmou que irá protocolar o projeto novamente neste ano e espera que, uma vez aprovado, seja sancionado pelo chefe do Poder Executivo.