A criação de ecopontos, locais estruturados, distribuídos em vários locais da cidade, para recepção de materiais inservíveis, recolhidos principalmente pelos carroceiros, está sendo sugerida por vários vereadores, ao Governo Municipal. O assunto foi amplamente debatido no final da sessão de ontem (8) da Câmara. “Carroceiros não têm como atravessar a BR e levar o lixo para descartar, de forma correta, no aterro sanitário”, disse o vereador Gean Caverna (Podemos), ao defender a proposta.
“Nós precisamos lutar por esta medida, junto a realização de uma boa campanha educativa, nos diversos canais de informação”, disse o vereador. Uma terceira ação, ele disse, seria um competente cadastramento, ou inscrição, dos trabalhadores que lidam com o recolhimento de objetos, entulho, etc, “para que se possa identificar infratores e aplicar a devida multa naquele que venha que a descartar qualquer material, no local incorreto”.
Atento ao tema, o vereador Pastor Valdemir (PP) informou que a Prefeitura está fazendo um levantamento de todos os terrenos de sua propriedade que podem se tornar ecopontos para os carroceiros, exclusivamente. Ele ponderou que, a partir do momento em que os ecopontos estejam criados, quem desobedecer deve ser punido.
Ele também informou que o Governo Municipal abriu prazo para cadastro de caçambeiros e seus veículos, que atuam com coleta de lixo, entulho e objetos, para que a Secretaria de Serviços Públicos possa ter um controle: “Todos estão sendo convocados. Aqueles que não fizerem suas inscrições, serão proibidos de circular no município”.
Edvaldo Lima (UB) reforçou a ideia de que Governo faça uma “grande força-tarefa” através da imprensa. “Durante, no mínimo, 60 dias, deve realizar uma campanha maciça de conscientização dos feirenses acerca do descarte correto de lixo”, sugeriu.
Foto: sirtec.com.br
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.