Dia da Consciência Rotária comemorado com palestra e homenagens
25 de outubro de 2019

“O Rotary conecta o mundo”. O lema do Rotary Club foi citado pela vereadora Eremita Mota de Araújo, na noite desta sexta-feira (25), durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Rotária, quando a Câmara Municipal homenageou oito rotarianos com atuação de destaque em Feira de Santana. A solenidade, que lotou o plenário e a galeria da Casa da Cidadania, foi conduzida pelo vereador Alberto Matos Nery, 1º vice-presidente.

Lembrando que a data foi instituída em 2003, Eremita discorreu sobre a história do Rotary Club, organização criada pelo advogado Paul Harris em 1905, com o objetivo de reunir profissionais dos mais diversos segmentos da sociedade, para fortalecer os vínculos de amizade e ajudar a comunidade. “O Rotary está presente no mundo inteiro e, de forma significativa, em Feira de Santana”, destacou, ao elencar as ações realizadas na cidade e definir os clubes como parceiros do poder público.

O palestrante Paulo Pereira, Governador do Distrito 4.391 – o maior do Norte e Nordeste, compreendendo os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas – defendeu a importância do chamado para ampliar a atuação da organização, por meio de programas e projetos sociais. “Temos aqui um projeto grandioso, a Sala de Cirurgia, inaugurada recentemente no Hospital Santo Antônio, em Salvador”, contou. Ele falou sobre os jovens rotarianos, que darão sequência a esses projetos.

Durante a sessão solene, foram homenageados com a Medalha do Mérito Rotário Dázio Brasileiro (Rotary Club Feira de Santana), Décio Luís Souza de Oliveira (Rotary Club Feira Leste), Luís Rogério Lopes de Araújo (Rotary Club Subaé), Juraci Sousa Ribeiro (Rotary Club Novo Horizonte), Euvaldo Figueredo (Rotary Club Olhos D’Água), Maria Emília Santos de Azevêdo (Rotary Club Nova Geração), Fernando Araújo Teixeira (Rotary Club Portal do Sertão) e Kátia Mansur de Queiroz (Casa da Amizade).

O presidente da solenidade compôs a Mesa de Honra ao lado do secretário de Serviços Públicos, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Luiz Antônio Macedo Cruz, Governador eleito do Distrito 4.391, ano Rotário 2021; e o palestrante da noite. Presentes à solenidade, dirigentes e integrantes de todos os clubes de Feira de Santana, bem como da Casa da Amizade.