“Alguém já viu algum homem trans na campanha Novembro Azul?”. A provocação foi feita pelo médico Carlos Vinícius da Costa Lino, na noite desta segunda-feira (26), logo após receber o Título de Cidadão Feirense, por iniciativa do vereador Zé Curuca (União Brasil), em um discurso em defesa da dignidade humana como o caminho para recuperar o respeito à diversidade e às pessoas de modo geral. O novo cidadão feirense falou de leis consagradas – e não cumpridas – a exemplo da obrigatoriedade do ensino da cultura afro nas escolas.
Apresentando dados sobre racismo e diversidade de gênero, o ginecologista e obstetra citou que pelo sexto ano consecutivo o Brasil é o país que mais mata LGBTQIAPN no mundo. “A média de vida da população em geral é 75 anos, mas das pessoas trans é 35 anos”, disse o homenageado, destacando a importância da inclusão. Ainda sobre os padrões de gênero, o médico lembrou a histórica atitude de Maria Quitéria, que se vestiu de homem e assumiu a identidade masculina para lutar na guerra da Independência do Brasil, em 1822. “Dignidade humana, é disso que precisamos”, sinalizou.
Para o novo cidadão feirense, o título não é apenas uma simbologia – é também –, mas uma responsabilidade que o homenageado deve assumir com a cidade e sua população “e eu vou honrar até o fim da minha vida”, conforme ressaltou. “Os homens e mulheres de Feira de Santana sabem escolher quem deve ser feirense”, afirmou o soteropolitano de nascimento, filho do médico Carlos Augusto Pires da Costa Lino e da filósofa Ledna Maria de Oliveira. Especialista em Gestão de Maternidade, chegou a atuar em três cidades ao mesmo tempo: Feira, Salvador e Cruz das Almas.
Autor da homenagem, o vereador Zé Curuca lembrou a participação do médico na última campanha eleitoral. “Usava pranchões e trios elétricos e era a alegria das carreatas”, lembrou, ao afirmar que o então candidato José Ronaldo sempre enaltecia o seu trabalho em prol da saúde. Em um dos momentos da campanha, ele a Zé Curuca, certo de sua eleição, “Todos os vereadores assinaram e aprovaram., o que para mim é uma honra”, finalizou o vereador, que convidou toda a sua equipe de assessores para entregar a honraria no final da sessão, que foi conduzida pelo vereador Lulinha da Gente (União Brasil).
Coube a Mateus Pinheiro, subsecretário municipal de Governo, que participou da solenidade representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, falar do currículo profissional de Carlos Vinícius, que segundo ele “cresceu entre o rigor do pai e a leveza da mãe”, o que o tornou um profissional firme, mas acolhedor, técnico, mas profundamente humano. “Durante a pandemia de Covid 19 foi incansável, viveu nos plantões, enfrentando os desafios”, contou. A atuação do profissional mereceu destaque também da enfermeira Jaina Nara Moreira Rios. “É Feira de Santana que tem a honra de tê-lo como cidadão feirense”, disse.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.