FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Em concorrida sessão solene, presidente Eremita abriu, hoje, os trabalhos legislativos deste ano
1 de fevereiro de 2024

Após o recesso parlamentar, a Câmara de Feira de Santana iniciou hoje (1), com uma sessão solene, a primeira etapa do quarto e último período da atual legislatura. A presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB), fez o pronunciamento de abertura dos trabalhos. Temporariamente, o teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim está funcionando como plenário, em razão da reforma que está sendo feita no prédio-sede da Casa da Cidadania. Com um bom público presente, a sessão foi prestigiada pelo prefeito Colbert Martins Filho e boa parte do seu secretariado.

Várias personalidades compareceram ao evento, a exemplo do deputado federal Zé Neto (chegou logo após encerrado o evento, mas interagiu com os vereadores); o presidente da Câmara de São Gonçalo dos Campos, vereador Jota; o ex-deputado estadual Carlos Geilson, entre outros. Integrantes da Mesa Diretora, participaram dos trabalhos os vice-presidentes Fernando Torres, Paulão do Caldeirão e Ron do Povo, e os secretários Lu de Ronny e Pastor Valdemir (o também secretário Edvaldo Lima esteve ausente, devido a morte de uma irmã dele), no dia de ontem.

Eremita iniciou o seu discurso agradecendo ao governador Jerônimo Rodrigues pela cessão do Centro de Cultura Amélio Amorim, para a Câmara, enquanto acontece a reforma do histórico prédio do Poder Legislativo, na rua Visconde do Rio Branco. Ela lembrou do arquiteto que idealizou e dá nome ao equipamento, o saudoso Amélio Amorim. Ao cumprimentar os servidores do Legislativo, a vereadora iniciou um relato sobre as principais ações dela na Presidência, a exemplo das melhorias salariais e ajustes na carreira do funcionalismo.

Falou sobre o programa eletrônico de comunicação interna, que deverá “zerar” o uso do papel, até o fim do ano. Em convênio com a UEFS, anunciou Eremita, também estará sendo digitalizado todo o acervo documental da Casa, visando preservar o conteúdo histórico do Arquivo Legislativo, entre os quais um livro de atas do período de 1883 a 1889. A reforma nos dois prédios pertencentes à Câmara vai proporcionar uma melhor estrutura no ambiente de trabalho e também na recepção ao público, hoje penalizado com cadeiras e elevadores quebrados; vazamentos no teto; instalações elétricas sob risco e equipamentos obsoletos. “Teremos uma nova acessibilidade para todos”, afirma.

Eremita registrou, em seu pronunciamento, outros feitos da Câmara, desde que ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente: “Não apenas eu, mas toda a Mesa Diretora e os demais vereadores, fomos responsáveis por resolver um impasse de duas décadas que travava a construção do Centro de Convenções; também aprovamos a doação de uma área do Município para o SENAR construir aqui uma grande escola de formação profissional”.

Ela assegurou, para 2024, a mesma postura, “combativa quanto aos equívocos da gestão pública, fiscalizadora das contas e dos recursos do Município, defensora do desenvolvimento de Feira de Santana e de uma melhor qualidade de vida do seu povo”. Disponível para o diálogo, pregou o “entendimento dos poderes, cada um com suas atribuições e limites, sem interferências indevidas”. Convidou a sociedade a acompanhar de perto o trabalho dos vereadores, “afinal, estamos aqui para servir e proteger os direitos e interesses da coletividade”. Disse que as críticas são “muito bem vindas, pois aperfeiçoam as nossas ações”.

Por se tratar de uma sessão solene, não houve, hoje, horário para pronunciamento dos líderes partidários, nem a Ordem do Dia, momento da votação de projetos. A próxima sessão, que será ordinária e, portanto, em seu ritmo normal de atividades, acontecerá na próxima terça-feira, a partir das 8h30min.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.