Em entrevista à TV Câmara, disse que até quem frequenta assiduamente
30 de dezembro de 2020

Um aprendizado “gigantesco”, é como vê o vereador Sargento Josafá Ramos (Patriota), a oportunidade de exercer, mesmo que no seu caso por um curto período, o mandato legislativo – ele assumiu por apenas cinco meses e não obteve a recondução para a próxima legislatura, no pleito de 15 de novembro). Em entrevista à TV Câmara, disse que até quem frequenta assiduamente o plenário não pode mensurar o que significa exercitar o parlamento. “É uma experiência grandiosa, de contentamento por dar alguma contribuição ao Município e também pelo que aprendemos”. Dentre as importantes vivências que teve no cargo, desde o dia 22 de julho, quando assumiu uma cadeira na Casa, destaca sua participação nas comissões legislativas de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Constituição, Justiça e Redação  – esta última, responsável por analisar e emitir pareceres para a tramitação de proposições dos vereadores e do Poder Executivo, “algo que gera interessantes embates, quando discutimos propostas consideradas não constitucionais”. Também presidiu  Audiência Pública para demonstração do cumprimento das metas fiscais da Prefeitura referentes ao 2º quadrimestre  de 2020 com a presença do secretário da Fazenda, Expedito Eloy. Josafá considera sua trajetória na vida pública, especialmente a carreira de militar, marcada por “adversidades, perseguições, lutas e superação”. A posse na Câmara, no último semestre desta 18ª Legislatura, ocorreu, conforme avalia, de maneira surpreendente, “praticamente uma providência divina” (na condição de suplente, ocupou em definitivo o lugar do vereador Pablo Roberto, que se manteve secretário municipal e optou por não disputar a reeleição).