Enfermeira do SAMU é demitida em retaliação a fala do marido dela, também servidor
8 de maio de 2024

Uma enfermeira do SAMU foi demitida, pela direção do órgão, em retaliação a um pronunciamento público do marido dela sobre as más condições de trabalho na unidade, segundo denúncia feita hoje (8), na Câmara, pela vereadora Lu de Ronny (PV). Segundo ela, o desligamento ocorreu um dia após o esposo da profissional de saúde ter usado a Tribuna Livre da Casa Legislativa para expor a situação a que os servidores são submetidos e reivindicar providências. “Nenhuma medida foi tomada pela coordenação e a resposta foi penalizar o servidor por meio da demissão da mulher dele”.

Lu disse, com o conhecimento de quem já trabalhou no SAMU, que sabe “como a coordenadora lida com ‘insubordinados’ e ficamos impotentes”. Ela destacou a importância do serviço para a população. “Quero entender por que massacrar uma instituição que realiza um serviço de alta qualidade”, questionou Lu de Ronny. De acordo com ela, nenhuma reivindicação em prol dos profissionais de saúde que atuam na unidade é levada em consideração e quem se manifesta sobre os problemas ainda sofre retaliações.

Lu de Ronny reafirmou seu compromisso em defender as classes trabalhadoras no Legislativo e, no caso específico dos profissionais de saúde, cobrou uma posição mais efetiva do prefeito Colbert Martins, que é medico e também professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com relação às condições de trabalho. “Infelizmente não há sensibilidade do Executivo com as leis que aprovamos nesta Casa”, lamentou a vereadora, que questionou a permanência da mesma pessoa na coordenação do SAMU, apesar das reclamações recorrentes.

Foto: ACM