Feirantes do Tomba beneficiados com barracas novas, através de recursos de emenda federal
7 de maio de 2024

Vendedores que comercializam produtos na feira livre da Praça do Tomba foram beneficiados com a entrega de barracas novas, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/Bahia), órgão do Governo do Estado, para desempenharem suas atividades no novo espaço, que passou por reforma nos últimos meses. A informação é do vereador Luiz da Feira (PP), que em pronunciamento na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (7), parabenizou a Associação dos Comerciantes e de Camelôs do bairro por terem pleiteado e conquistado o importante equipamento.

De acordo com Luiz da Feira, a iniciativa foi possível por meio de repasse ao órgão estadual de aproximadamente R$ 300 mil, referente a recursos de emenda parlamentar apresentada ao Orçamento da União pelo deputado federal Zé Neto. O vereador explicou que a maioria das barracas estava em situação muito ruim. “Quase todas estavam velhas, algumas sustentadas por cavaletes. E muitas pessoas chegavam a vender suas frutas no chão, por não terem um equipamento adequado para colocar”, disse.

Diante das constatações, acrescentou o vereador, não seria justo que, após a revitalização da praça, se esquecesse de uma demanda tão fundamental para os feirantes. “O prefeito relocou os camelôs, mas não iria fazer esta doação. Então, reunimos com todos os comerciantes e solicitamos ao governador Jerônimo Rodrigues a entrega dos equipamentos. Inclusive, avisamos isto ao secretário Municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro”, frisou.

O parlamentar assegurou que, na interlocução com o gestor estadual, se estendeu o pedido para outras feiras realizadas no Município, a exemplo da Estação Nova, Centro de Abastecimento e Cidade Nova. “Estivemos lá também para ver o que poderíamos fazer. E o governador garantiu que dará suporte a todas as feiras daqui”, disse, criticando a ausência de tal apoio ao longo de anos da administração pública feirense.

Alimentos em meio a sujeira, desorganização, descaso com manejo de dejetos, são alguns dos problemas que persistem, segundo ele.
“Estes espaços estão abandonados. E parece até que não temos gestor”, observou, apontando a relocação orçamentária de R$ 43 milhões da área de agricultura, feita pelo prefeito Colbert Martins Filho, como um agravante da situação: “Esta verba poderia ser usada para melhorias, pois há um grande secretário à frente da pasta, mas tem dinheiro. Com um orçamento municipal de quase 2 bilhões era para a Prefeitura organizar, trazer barracas novas e dar a devida atenção a estes empreendedores. Mas, não faz”.