Gerusa Sampaio lamenta decisão da Aneel
5 de agosto de 2020

Na sessão ordinária desta quarta-feira (05), na Casa da Cidadania, a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) lamentou a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que liberou as distribuidoras a voltarem a cortar a energia de consumidores inadimplentes.

Com a declaração da pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Aneel aprovou, temporariamente, a proibição de cortes por falta de pagamento entre 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores.

“Quero externar minha tristeza, presenciei a energia de uma casa sendo cortada pela falta de pagamento. A pandemia não acabou e as pessoas continuam sem dinheiro. Felizmente o prefeito teve a sensibilidade de postergar o prazo para o pagamento do IPTU, que seria 31 de julho para setembro e ainda com o desconto de 20%. Mas o auxílio emergencial está acabando, os benefícios aos poucos estão sendo retirados. Como fazer para retomar a economia do país? Muita gente demitida, empresas fechando, as pessoas que têm dinheiro estão com medo de investir, por causa das incertezas. Muitos se reinventaram, criaram, tenho amigas que reverencio estão fazendo máscaras, doces para vender”, expôs.

“O auxílio emergencial vai custar caro para sociedade, para os brasileiros. De uma forma ou de outra terá que retornar. Precisamos de estratégias para melhorar a economia do país, principalmente para as pessoas de baixa renda que não sabem o que vão fazer quando o auxílio emergencial acabar. A pandemia, infelizmente, não acabou e quando acabar vai deixar muitas sequelas”, concluiu.