FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Implantação de Política Preventiva e de Combate a Incêndios em prédios públicos é sugerida à Prefeitura
16 de julho de 2025

 

Com o intuito de garantir proteção à vida dos feirenses e do patrimônio público do Município, a Prefeitura de Feira de Santana deveria criar uma política pública permanente de segurança preventiva para atendimento emergencial clínico e combate a incêndios em seus prédios públicos. A sugestão é do vereador Pedro Américo (Cidadania), que encaminhou detalhamento da ideia ao prefeito José Ronaldo, através de indicação apresentada no Legislativo. Ele assegura que sua iniciativa objetiva “contribuir na construção de um ambiente público mais seguro, eficiente e preparado” para lidar com possíveis situações de emergência.

Tendo em vista que diversos prédios possuem alto fluxo de pessoas e armazenam documentos e equipamentos essenciais para o funcionamento da administração, explica Pedro Américo, se torna “imprescindível” a adoção de tal política e mecanismos de segurança preventiva de forma permanente. “Além de mostrar conformidade com as normas técnicas de segurança vigentes, a medida poderá garantir a integridade de servidores, usuários dos serviços e frequentadores desses espaços públicos”, defende o parlamentar.

Efetivamente, Pedro Américo incentiva o gestor a assegurar a presença de Bombeiros Profissionais Civis (BPCs), devidamente contratados e capacitados em locais com grande circulação ou risco ampliado, a exemplo de policlínicas, escolas polo, ginásios, auditórios, centros culturais e sedes de secretarias. Para complementar a medida, ele indica que a Prefeitura providencie a “formação de brigadas” nos próprios prédios públicos. Ou seja, os funcionários teriam treinamentos teóricos e práticos, ministrados por empresas especializadas em combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar.

No ofício dirigido ao Poder Executivo, o vereador elencou ainda, diversas iniciativas que a administração pública feirense deveria implementar para prevenir “maiores danos” e evitar perda de vidas em situações de emergência. Estabelecer estrutura mínima obrigatória de emergência e segurança contra incêndios, é uma delas. Nessa ótica, seria ideal instalar kits de primeiros socorros com reposição programada, colocar Desfibriladores Externos Automáticos (DEA) em locais estratégicos, instalar extintores de incêndio em pontos de risco, assegurar rotas de fugas visíveis e saídas de evacuação “desobstruídas”.

Além disso, também integram a lista de medidas consideradas essenciais por Pedro Américo, a elaboração de plano anual de emergência para cada unidade municipal, realização de vistorias técnicas e de manutenção preventiva semestralmente, e a criação de um Núcleo Intersetorial de Segurança em Prédios Públicos para alinhar ações entre secretarias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e empresas contratadas.

 

Foto: Feijão Almeida/GOV BA

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.