Isaías de Diogo solicita medidas de segurança para agentes de endemias
17 de março de 2020

Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), o vereador Isaías dos Santos (sem partido), solicitou da gestão municipal, que sejam aplicadas medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus aos agentes de endemias, que, de acordo com o parlamentar, irão permanecer realizando ações de prevenção e controle de doenças infecciosas.

Isaías de Diogo evidenciou o risco corrido pelos agentes ao buscar focos endêmicos em residências e estabelecimentos comerciais que possam ter pessoas infectadas pelo COVID-19. “Os casos estão subindo. Como ficarão os agentes de endemias que não sabem as casas onde tem infectados? Quais os equipamentos já disponibilizados para os agentes de endemias e de saúde?” questionou o edil.

O parlamentar afirmou que estes profissionais estão em situação vulnerável, por ter contato com um grande número de pessoas diariamente, e continuou a questionar: “quais são as precauções que a Secretaria Municipal de Saúde está tomando em relação a proteção dessas categorias que estão dia-a-dia, de casa em casa, fazendo o trabalho de prevenção contra as epidemias que têm ocorrido, não só na sede de Feira de Santana, mas nos distritos e povoados? Gostaríamos de saber se a secretária, Denise Mascarenhas, se já disponibilizou os EPI [Equipamentos de Proteção Individual] para os agentes comunitários de saúde e se já houve uma reunião para que possam se proteger”, findou.