José Carneiro pede desculpas por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio
27 de março de 2024

Reconhecendo ter cometido um equívoco, ao solicitar um minuto de silêncio do Poder Legislativo para o guarda municipal de Araci, Bahia, autor de um feminicídio, em Feira de Santana, o vereador José Carneiro (MDB) pediu desculpas, em pronunciamento na sessão de hoje (27) da Câmara. Ele se dirigiu aos seus pares no Legislativo e a toda a sociedade, mas especialmente à família de Geisa de Assunção Santiago, vítima do assassinato e esposa do servidor público.

A homenagem póstuma, na verdade, não foi cumprida, mas gerou grande repercussão, mesmo assim, na mídia e redes sociais. “Quem me conhece, sabe que meu caráter jamais permitiria fazer alusão a qualquer ato criminoso. Mas errei e assumo o meu erro”, declarou o vereador. Ele explicou que o fato se deu devido a um histórico de boa relação com a família do acusado, muito anterior ao fato. “No afã de lembrar de alguém com quem tive convivência familiar, cometi este grande equívoco. Qualquer ser humano está sujeito a erros e acertos. E feliz é aquele que reconhece e sabe dar a mão à palmatória, quando erra. Por isso, peço perdão à todos”, disse o vereador.

O parlamentar agradeceu aos diversos veículos de imprensa que já cederam espaço e veicularam sua retratação pública. “Assim como comunicaram o meu erro em suas notas, deram o espaço para veicular minhas desculpas. Na vida pública estamos expostos a críticas e elogios. E ninguém erra querendo, mas tentando acertar”, explicou José Carneiro.

DEIXOU O MDB

Após uma convivência partidária de quatro anos no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em Feira de Santana, o vereador José Carneiro está deixando o partido para se filiar a uma nova agremiação política. A informação foi dada pelo próprio parlamentar, durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (27). Agradeceu a relação cordial com os colegas do Legislativo, Edvaldo Lima, Ron do Povo e Lu de Ronny, que também foram seus companheiros na legenda.

“Me desliguei do MDB e estou me filiando ao União Brasil. Mas tenho a certeza que durante este período no partido, sempre procurei respeitar o estatuto. Por isso, agradeço aos colegas pela convivência e o respeito mútuo. E se Deus entender que somos merecedores, retornaremos com a renovação do mandato a esta Casa. Se não for assim, estarei convicto do papel que desempenhamos aqui”, frisou.

O vereador Edvaldo Lima elogiou a atuação de José Carneiro durante todo o período em que permaneceu nos quadros do MDB de Feira; “Estes quatro anos de sua presença em nosso partido foi só de engrandecimento. É uma perda esse desligamento, mas faz parte da vida do homem público. O partido agradece a sua grande contribuição”.