Ex-combatente da 2ª Guerra, jornalista, advogado e escritor “Antônio do Lajedinho” será nome de rua em Feira
30 de novembro de 2023

Uma via em abertura que se inicia na Avenida Artêmia Pires Freitas (bairro Registro) e segue até a rua Aliança do Norte, em Feira de Santana, passará a ser chamada  “Antônio do Lajedinho”, em homenagem ao feirense que foi um dos combatentes da Segunda Guerra Mundial, atuando pela Marinha do Brasil. A iniciativa da lei propondo a denominação é da presidente do Legislativo, Eremita Mota (PSDB), que ressaltou em justificativa a exitosa carreira do homenageado. Além de integrante das Forças Armadas, ele foi jornalista, escritor e advogado.

Antônio Moreira Ferreira, mais conhecido como “Antônio do Lajedinho”, ingressou na Marinha em 1942, onde participou de diversas operações de guerra. Foi condecorado pela participação brasileira na Segunda Guerra e pensionado como segundo-tenente. Como jornalista profissional, trabalhou em periódicos como “O Mundo”, “O Careta” e na revista “Vigilante”. Participou de 14 antologias e publicou nove livros, incluídos dois de poemas. Como advogado exerceu atividades nas comarcas de Irecê, Morro do Chapéu, Central, Xique-Xique. Na antiga Vila de América Dourada atuou como juiz de Paz.

Membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, integrante do Instituto Internacional da Poesia, da União Brasileira de Escritores e da Academia Feirense de Letras, “Antônio do Lajedinho” já tinha recebido as comendas Maria Quitéria e Godofredo Filho (Câmara de Feira), Título de Cidadão Barramendense e a honraria no Grau de Oficial da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana. O feirense faleceu aos 95 anos (em 2020), deixando filhos, netos e a esposa com quem conviveu por 72 anos.

Também aprovada na sessão de hoje, uma outra matéria legislativa, de autoria do vereador José Carneiro (MDB), retificou informações na Lei nº 4.166/2023, sancionada pelo prefeito municipal em agosto deste ano. Ambas as iniciativas legais, estabelecem a denominação de “Rua Vicência Rosa de Lima”, uma via pública em abertura, situada no início da Avenida Sérgio Carneiro (bairro Santo Antônio).